sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Líderes parlamentares do PSD e CDS juntam-se a manifestação pró-Governo

Os líderes parlamentares do PSD e do CDS-PP, Luís Montenegro e Nuno Magalhães, deslocaram-se hoje junto dos manifestantes concentrados junto à Assembleia da República para lhes agradecerem o apoio contra a moção de rejeição ao Programa do Governo.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

"Acho que é uma manifestação que os portugueses compreendem e que visa respeitar a vontade do povo. Nós vivemos felizmente numa democracia madura, onde todas as posições e escolhas são colocadas perante o povo para serem sufragadas. Houve eleições no dia 4 de outubro, a coligação PaF venceu as eleições e a expetativa dos portugueses é que sejamos nós a constituir o Governo e a ter oportunidade de executar o programa que foi sufragado pelo povo português", afirmou Luís Montenegro.

O líder parlamentar social-democrata quis mostrar o seu "agradecimento" aos que continuam com o Governo "com o objetivo de não perder o esforço feito".

"É uma demonstração de liberdade. As pessoas têm todo o direito de se manifestar e de dizerem ao país a sua opinião", concluiu Montenegro que falava aos jornalistas no meio dos manifestantes.

Para Nuno Magalhães, a concentração de manifestantes representa "um país que não gosta de ser enganado" e que "não gosta de fraudes políticas".

"Algumas destas pessoas que aqui estão se calhar nem na PaF votaram, mas há uma coisa em que votaram e acreditam, numa prática constitucional e num país na União Europeia e na NATO", sustentou.

Os líderes parlamentares estavam acompanhados dos deputados Marco António Costa, também vice-presidente do PSD, e António Carlos Monteiro, secretário-geral do CDS-PP.

Após as declarações dos representantes da coligação, os manifestantes começaram a desmobilizar, estando às 15:15 apenas duas dezenas de pessoas presentes.

Enquanto os deputados eram envolvidos por centenas de manifestantes, na varanda do palácio de S. Bento, o primeiro-ministro e o vice-primeiro ministro, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, acenavam aos manifestantes.

"Venho felicitar as pessoas que aqui estão a manifestar-se", afirmou aos jornalistas Passos Coelho.

Esta manifestação de apoio ao Governo do PSD/CDS-PP aconteceu a menos de uma hora do reinício do debate do Programa do Governo.

Pelas 15:00, na Assembleia da República, reiniciaram-se os trabalhos do segundo dia do debate sobre o Programa do XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho e Paulo Portas, sobre o qual vão recair moções de rejeição de socialista, bloquista, comunista e ecologista, provocando a sua demissão, após aprovação por maioria absoluta dos deputados.

Lusa

  • Primeiro-ministro agradece sacrifícios dos portugueses
    0:46

    Economia

    O primeiro-ministro diz que os números do INE em relação ao défice de 2016 são prova de que havia uma alternativa e deixou uma palavra de agradecimento aos portugueses. As declarações de António Costa foram feiras aos jornalistas em Roma, onde se encontra para assinalar no sábado os 60 anos da União Europeia.

  • Jerónimo diz que UE vai continuar a causar constrangimentos a Portugal
    0:35

    Economia

    Esta sexta-feira na inauguração de uma exposição em Almada que denuncia a precariedade dos postos de trabalho, Jerónimo de Sousa falou sobre o défice de 2016. Para o secretário-geral do PCP, apesar do Governo ter ido além do exigido por Bruxelas, a União Europeia vai continuar a impedir Portugal de crescer.

  • Enfermeiros desconvocam greve

    País

    O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desconvocou esta sexta-feira a greve geral nacional marcada para quinta e sexta-feira da próxima semana, anunciou o presidente da estrutura, justificando com os compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33

    País

    O Comissário Europeu da Saúde defende uma proibição total do consumo de tabaco no espaço público. Esta e outras medidas foram defendidas, ontem, na Conferência Tabaco e Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

  • Visitar o Titanic vai custar 97 mil euros por pessoa

    Mundo

    Uma viagem a bordo do Titanic em 1912 era considerada uma viagem de luxo. Mais de 100 anos depois, continua a ser um luxo visitar o Titanic. Em 2018, vai ser possível conhecer os restos daquele que em tempos foi o maior navio do mundo. Contudo, nem todos vão poder fazê-lo, pois a viagem irá custar cerca de 97 mil euros por pessoa.