sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Líderes parlamentares do PSD e CDS juntam-se a manifestação pró-Governo

Os líderes parlamentares do PSD e do CDS-PP, Luís Montenegro e Nuno Magalhães, deslocaram-se hoje junto dos manifestantes concentrados junto à Assembleia da República para lhes agradecerem o apoio contra a moção de rejeição ao Programa do Governo.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

"Acho que é uma manifestação que os portugueses compreendem e que visa respeitar a vontade do povo. Nós vivemos felizmente numa democracia madura, onde todas as posições e escolhas são colocadas perante o povo para serem sufragadas. Houve eleições no dia 4 de outubro, a coligação PaF venceu as eleições e a expetativa dos portugueses é que sejamos nós a constituir o Governo e a ter oportunidade de executar o programa que foi sufragado pelo povo português", afirmou Luís Montenegro.

O líder parlamentar social-democrata quis mostrar o seu "agradecimento" aos que continuam com o Governo "com o objetivo de não perder o esforço feito".

"É uma demonstração de liberdade. As pessoas têm todo o direito de se manifestar e de dizerem ao país a sua opinião", concluiu Montenegro que falava aos jornalistas no meio dos manifestantes.

Para Nuno Magalhães, a concentração de manifestantes representa "um país que não gosta de ser enganado" e que "não gosta de fraudes políticas".

"Algumas destas pessoas que aqui estão se calhar nem na PaF votaram, mas há uma coisa em que votaram e acreditam, numa prática constitucional e num país na União Europeia e na NATO", sustentou.

Os líderes parlamentares estavam acompanhados dos deputados Marco António Costa, também vice-presidente do PSD, e António Carlos Monteiro, secretário-geral do CDS-PP.

Após as declarações dos representantes da coligação, os manifestantes começaram a desmobilizar, estando às 15:15 apenas duas dezenas de pessoas presentes.

Enquanto os deputados eram envolvidos por centenas de manifestantes, na varanda do palácio de S. Bento, o primeiro-ministro e o vice-primeiro ministro, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, acenavam aos manifestantes.

"Venho felicitar as pessoas que aqui estão a manifestar-se", afirmou aos jornalistas Passos Coelho.

Esta manifestação de apoio ao Governo do PSD/CDS-PP aconteceu a menos de uma hora do reinício do debate do Programa do Governo.

Pelas 15:00, na Assembleia da República, reiniciaram-se os trabalhos do segundo dia do debate sobre o Programa do XX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho e Paulo Portas, sobre o qual vão recair moções de rejeição de socialista, bloquista, comunista e ecologista, provocando a sua demissão, após aprovação por maioria absoluta dos deputados.

Lusa

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.