sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Moção de rejeição do PS aprovada, Governo cai

ÚLTIMA HORA

Foi aprovada a moção de rejeição ao Governo, apresentada pelo PS. Caiu assim o XX Governo Constituicional, liderado por Passos Coelho, o mais curto da democracia portuguesa. Com 123 votos a favor e 107 contra.

Após a votação, António Costa foi cumprimentar o Governo.

Após a votação, António Costa foi cumprimentar o Governo.

ANTÓNIO COTRIM

Votaram a favor os deputados do PS, PCP, PEV e ainda o deputado do PAN. Esta moção teve 107 votos contra, das bancadas do PSD e do CDS-PP.

A votação ainda demorou algum tempo a concretizar-se, após um problema informático que impossibilitava o registo de alguns dos deputados. O presidente da Assembleia aceitou então a sugestão do líder parlamentar do PSD para que a votação decorresse fila a fila.

A rejeição do Programa do Governo exige o voto de uma maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares e, segundo o artigo 195.º da Constituição, implica a demissão do executivo, que se manterá em gestão até à posse de um novo Governo.

Com Lusa

  • Conheça a moção de rejeição do PS ao Governo

    Novo Governo

    O líder parlamentar dos socialistas, Carlos César, entregou a moção de rejeição do PS ao Governo, enquanto decorria o debate do Programa do Governo. Também o PCP, o BE e o PEV entregaram as suas moções. Veja abaixo o documento dos socialistas, o primeiro a ser votado.

  • Acordos da esquerda assinados

    Novo Governo

    Estão assinados os acordos entre o PS, PCP, Bloco de Esquerda e PEV. A assinatura dos três documentos decorreu em privado, pelas 13:45, na interrupção para almoço do debate do Programa de Governo, no Parlamento. Os textos já foram publicados, António Costa divulgou entretanto no Facebook as fotos do momento.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.