sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Moção de rejeição do PS aprovada, Governo cai

ÚLTIMA HORA

Foi aprovada a moção de rejeição ao Governo, apresentada pelo PS. Caiu assim o XX Governo Constituicional, liderado por Passos Coelho, o mais curto da democracia portuguesa. Com 123 votos a favor e 107 contra.

Após a votação, António Costa foi cumprimentar o Governo.

Após a votação, António Costa foi cumprimentar o Governo.

ANTÓNIO COTRIM

Votaram a favor os deputados do PS, PCP, PEV e ainda o deputado do PAN. Esta moção teve 107 votos contra, das bancadas do PSD e do CDS-PP.

A votação ainda demorou algum tempo a concretizar-se, após um problema informático que impossibilitava o registo de alguns dos deputados. O presidente da Assembleia aceitou então a sugestão do líder parlamentar do PSD para que a votação decorresse fila a fila.

A rejeição do Programa do Governo exige o voto de uma maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, ou seja, pelo menos 116 parlamentares e, segundo o artigo 195.º da Constituição, implica a demissão do executivo, que se manterá em gestão até à posse de um novo Governo.

Com Lusa

  • Conheça a moção de rejeição do PS ao Governo

    Novo Governo

    O líder parlamentar dos socialistas, Carlos César, entregou a moção de rejeição do PS ao Governo, enquanto decorria o debate do Programa do Governo. Também o PCP, o BE e o PEV entregaram as suas moções. Veja abaixo o documento dos socialistas, o primeiro a ser votado.

  • Acordos da esquerda assinados

    Novo Governo

    Estão assinados os acordos entre o PS, PCP, Bloco de Esquerda e PEV. A assinatura dos três documentos decorreu em privado, pelas 13:45, na interrupção para almoço do debate do Programa de Governo, no Parlamento. Os textos já foram publicados, António Costa divulgou entretanto no Facebook as fotos do momento.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.