sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PAN espera "novo rumo" por parte do Executivo

O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, afirmou hoje, no encerramento do debate sobre o programa do XX Governo Constitucional, esperar um "novo rumo" por parte do executivo, assente num novo paradigma.

Do Governo "o PAN espera um novo rumo que não se limite a mitigar as questões ligadas ao agravamentos das condições de vida dos portugueses, mas que inicie um novo paradigma de relações económico-sociais que não assente na velha dicotomia entre exploração capitalista e luta de classes, não devendo a sua realização e felicidade dos portugueses ser apenas proporcional à sua capacidade produtiva", vincou André Silva perante a Assembleia da República no encerramento do debate sobre o programa de Governo.

"Do debate aqui realizado realço a importância de uma consciência político-partidária responsável no alinhamento de agendas, deliberações e prioridades. Existem medidas aqui debatidas que só podem avançar com um compromisso e um vasto acordo entre protagonistas e forças políticas que partilhem o desejo genuíno de criar alternativas sustentáveis nos vários eixos governativos", afirmou o deputado.

André Silva iniciou a sua intervenção com um balanço do debate sobre o programa de Governo, que considerou "adequado e justo", e que deve ser ajustado "ao imperativo de mudança que os portugueses têm vindo a pedir".

"O programa [de Governo] traz algumas propostas que indicam ligeiros ajustes ao desagravamento dos sacrifícios que nos foram pedidos, contudo, ao aprofundarmos com mais detalhe, não podemos deixar de considerar que o mesmo programa dá continuidade ao rumo seguido pelo Governo durante os quatro anos anteriores", afirmou André Silva na primeira vez que discursou do púlpito do parlamento.

André Silva acrescentou que o programa "acentua cada vez mais a intenção de substituir a noção de Estado social por uma noção mais assistencialista", afirmando ver com agrado que "existe a preocupação do Governo em propor medidas que vão ao encontro do bem-estar animal", mas encontrando algumas contradições nas medidas apresentadas pelo XX Governo Constitucional.

Entre as contradições, o deputado do PAN assinalou que o programa tanto confirma que se deve melhorar o bem-estar animal, ao mesmo tempo que "beneficia o lucro dos produtores, agilizando procedimentos comerciais".

"Privilegia-se a lógica de mercado através do lucro fácil em detrimento da proteção desejável para estes animais", criticou o deputado.

André Silva enunciou ainda não ter encontrado preocupações com a utilização de agroquímicos, o cultivo de transgénicos ou uma eventual reavaliação do plano nacional de barragens.

"Sentimos também a ausência de medidas concretas no âmbito ao incentivo dos modos de produção biológicos", sublinhou o deputado.

O discurso do líder do PAN foi aplaudido por alguns deputados do PS.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.