sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PAN espera "novo rumo" por parte do Executivo

O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, afirmou hoje, no encerramento do debate sobre o programa do XX Governo Constitucional, esperar um "novo rumo" por parte do executivo, assente num novo paradigma.

Do Governo "o PAN espera um novo rumo que não se limite a mitigar as questões ligadas ao agravamentos das condições de vida dos portugueses, mas que inicie um novo paradigma de relações económico-sociais que não assente na velha dicotomia entre exploração capitalista e luta de classes, não devendo a sua realização e felicidade dos portugueses ser apenas proporcional à sua capacidade produtiva", vincou André Silva perante a Assembleia da República no encerramento do debate sobre o programa de Governo.

"Do debate aqui realizado realço a importância de uma consciência político-partidária responsável no alinhamento de agendas, deliberações e prioridades. Existem medidas aqui debatidas que só podem avançar com um compromisso e um vasto acordo entre protagonistas e forças políticas que partilhem o desejo genuíno de criar alternativas sustentáveis nos vários eixos governativos", afirmou o deputado.

André Silva iniciou a sua intervenção com um balanço do debate sobre o programa de Governo, que considerou "adequado e justo", e que deve ser ajustado "ao imperativo de mudança que os portugueses têm vindo a pedir".

"O programa [de Governo] traz algumas propostas que indicam ligeiros ajustes ao desagravamento dos sacrifícios que nos foram pedidos, contudo, ao aprofundarmos com mais detalhe, não podemos deixar de considerar que o mesmo programa dá continuidade ao rumo seguido pelo Governo durante os quatro anos anteriores", afirmou André Silva na primeira vez que discursou do púlpito do parlamento.

André Silva acrescentou que o programa "acentua cada vez mais a intenção de substituir a noção de Estado social por uma noção mais assistencialista", afirmando ver com agrado que "existe a preocupação do Governo em propor medidas que vão ao encontro do bem-estar animal", mas encontrando algumas contradições nas medidas apresentadas pelo XX Governo Constitucional.

Entre as contradições, o deputado do PAN assinalou que o programa tanto confirma que se deve melhorar o bem-estar animal, ao mesmo tempo que "beneficia o lucro dos produtores, agilizando procedimentos comerciais".

"Privilegia-se a lógica de mercado através do lucro fácil em detrimento da proteção desejável para estes animais", criticou o deputado.

André Silva enunciou ainda não ter encontrado preocupações com a utilização de agroquímicos, o cultivo de transgénicos ou uma eventual reavaliação do plano nacional de barragens.

"Sentimos também a ausência de medidas concretas no âmbito ao incentivo dos modos de produção biológicos", sublinhou o deputado.

O discurso do líder do PAN foi aplaudido por alguns deputados do PS.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.