sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Sindicalistas da CGTP concentrados junto ao Parlamento

Centenas de dirigentes e ativistas sindicais afetos à CGTP estão concentrados junto à Assembleia da República, em Lisboa, em defesa de uma viragem à esquerda do Governo.

JOÃO PORFÍRIO/LUSA

A concentração está a ser acompanhada por um forte aparato policial, na escadaria do Parlamento, para impedir que aqueles que integram a manifestação convocada pela CGTP se juntem aos manifestantes em defesa do atual Governo, que estão em protesto desde as 13:00 no mesmo local.

A manifestação da CGTP está a ser animada por um concerto que está a decorrer em frente à escadaria.

A votação do programa do Governo está hoje acompanhada, em S.Bento, por duas manifestações antagónicas: uma da CGTP, que quer uma viragem à esquerda e a queda do Governo, e outra de apoio ao executivo.

As duas acções de protesto estão separadas por um cordão das forças de segurança.

Os protestos deverão decorrer até ao final da votação parlamentar.

Também a União dos Sindicatos da Madeira (USAM), afeta à CGTP, quis associar-se à manifestação, em Lisboa, realizando uma conferência de imprensa junto ao Palácio de São Lourenço, no Funchal, edifício da residência oficial do Representante da República, por considerar que é "ele que tem o dever de levar à Presidência da República [a mensagem] que é preciso e urgente mudar de políticas, afirmar os direitos, valores e conquistas de Abril".

"Estamos aqui para apoiar a queda do Governo e dar mais força à mudança de políticas e exigir respostas às reivindicações dos trabalhadores e à resolução dos problemas mais imediatos dos reformados, desempregados, dos jovens e outras camadas da população", declarou Pedro Carvalho do conselho regional da USAM, sustentando que "os trabalhadores deram um voto claro que não querem uma maioria de direita no Governo".

Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.