sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Fim dos exames do 1º ciclo e da avaliação de professores dia 17 no parlamento

A conferência de líderes parlamentares agendou hoje para o dia 27 de novembro os projetos de lei do BE para o fim dos exames no primeiro ciclo e para revogar a prova de avaliação dos professores.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

O líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, disse tratar-se de "dois diplomas de enorme importância, que acabam com uma injustiça clara e com uma forma de pensar a escola absolutamente inadequada para os dias de hoje".

"Estas duas matérias são essenciais, fazem agora parte do processo legislativo inicial, em que queremos reverter as maldades que a direita quer fazer ao país, neste caso concreto, à educação", declarou Pedro Filipe Soares aos jornalistas no parlamento.

Na sequência do agendamento do Bloco, PCP e PEV anunciaram que também vão apresentar iniciativas sobre as mesmas matérias.

O aumento do salário mínimo nacional é discutido no plenário da Assembleia da República no dia 25 de novembro, através de uma petição que foi hoje também agendada pela conferência de líderes.

PSD e CDS-PP agendaram para o dia 26 de novembro uma iniciativa sobre modernização administrativa, tendo o PS anunciado que também apresentará um projeto sobre esse tema.

A conferência de líderes agendou também para o dia 27 de novembro dois projetos de lei do PCP para a reversão das concessões da STCP e Carris e Metro de Lisboa e Porto, um projeto de resolução do CDS-PP para um Programa de Desenvolvimento Social e um projeto de resolução de "Os Verdes" para a divulgação da Constituição nas escolas.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gases tóxicos expelidos pelo Kilauea ameaçam a população no Havai
    1:51
  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.