sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

PS aumenta pensões até 628€ pela taxa de inflação

O PS vai aumentar todas as pensões até 628 euros. A SIC sabe que esta subida vai ser feita com base na taxa de inflação, que ronda os 0,3% este ano. pela taxa de inflação, retomando a Lei Quadro da Segurança Social de 2007.

TIAGO PETINGA

Assim, numa pensão de 628 euros, o aumento será de quase dois euros.

Nas pensões mais baixas, a subida é menor. No caso de uma pensão de 350 euros, o aumento será de 1,05 euros. Já numa pensão de 200 euros, o aumento será de 60 cêntimos.

A retoma da aplicação da Lei Quadro da Segurança Social de 2007 representa um gasto adicional em pensões de 66 milhões de euros em 2016, prevê o PS

Em 2017, o aumento da despesa com pensões sobe para 360 milhões, porque a inflação esperada é maior.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.