sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Cavaco Silva recebe partidos na sexta-feira

O Presidente da República recebe partidos com assento parlamentar na sexta-feira. Para amanhã, Cavaco Silva marcou audiências com um conjunto de economistas.

© Rafael Marchante / Reuters

As audiências aos partidos com representação parlamentar - PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN deverão decorrer ao longo de todo o dia de sexta-feira.

De acordo com fonte da Presidência, o chefe de Estado receberá um dia antes, na quinta-feira, um conjunto de economistas com "um conhecimento da realidade económica e nacional". A agenda destes encontros será divulgada hoje à tarde.

Durante o dia de hoje, o Chefe de Estado recebe os presidentes dos principais bancos a operar em Portugal e o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.

Na semana passada, Cavaco Silva realizou audiências com confederações patronais, associações empresariais e centrais sindicais, contactos que iniciou na sequência da rejeição do Programa do Governo PSD/CDS-PP.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada a 11 de novembro com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que, de acordo com a Constituição, implica a demissão do XX Governo Constitucional, suportado por PSD e CDS-PP, e liderado por Pedro Passos Coelho.

Com Lusa

  • Presidente do BCP diz que "essencial é cumprir compromissos europeus"
    0:48

    Novo Governo

    O presidente do BCP sublinha a importância de cumprir os compromissos europeus e defende a necessidade de garantir estabilidade fiscal para que a confiança e o investimento possam manter-se. Nuno Amado foi o primeiro banqueiro a ser recebido, esta manhã, pelo Presidente da República. No final do encontro, mostrou-se confiante de que o futuro Governo estará atento a estas prioridades.

  • Presidente está a "alimentar ambiente de chantagem"
    0:55

    Novo Governo

    O candidato presidencial apoiado pela CDU acusa Cavaco Silva de se estar a revelar um agente de instabilidade. À margem de uma conversa com os mariscadores em Faro, esta manhã, Edgar Silva criticou o Presidente da República por estar a alimentar ambiente de chantagem sobre a Assembleia da República, com a demora numa decisão.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".