sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Cavaco Silva recebe partidos na sexta-feira

O Presidente da República recebe partidos com assento parlamentar na sexta-feira. Para amanhã, Cavaco Silva marcou audiências com um conjunto de economistas.

© Rafael Marchante / Reuters

As audiências aos partidos com representação parlamentar - PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN deverão decorrer ao longo de todo o dia de sexta-feira.

De acordo com fonte da Presidência, o chefe de Estado receberá um dia antes, na quinta-feira, um conjunto de economistas com "um conhecimento da realidade económica e nacional". A agenda destes encontros será divulgada hoje à tarde.

Durante o dia de hoje, o Chefe de Estado recebe os presidentes dos principais bancos a operar em Portugal e o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.

Na semana passada, Cavaco Silva realizou audiências com confederações patronais, associações empresariais e centrais sindicais, contactos que iniciou na sequência da rejeição do Programa do Governo PSD/CDS-PP.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada a 11 de novembro com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que, de acordo com a Constituição, implica a demissão do XX Governo Constitucional, suportado por PSD e CDS-PP, e liderado por Pedro Passos Coelho.

Com Lusa

  • Presidente do BCP diz que "essencial é cumprir compromissos europeus"
    0:48

    Novo Governo

    O presidente do BCP sublinha a importância de cumprir os compromissos europeus e defende a necessidade de garantir estabilidade fiscal para que a confiança e o investimento possam manter-se. Nuno Amado foi o primeiro banqueiro a ser recebido, esta manhã, pelo Presidente da República. No final do encontro, mostrou-se confiante de que o futuro Governo estará atento a estas prioridades.

  • Presidente está a "alimentar ambiente de chantagem"
    0:55

    Novo Governo

    O candidato presidencial apoiado pela CDU acusa Cavaco Silva de se estar a revelar um agente de instabilidade. À margem de uma conversa com os mariscadores em Faro, esta manhã, Edgar Silva criticou o Presidente da República por estar a alimentar ambiente de chantagem sobre a Assembleia da República, com a demora numa decisão.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.