sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

Cavaco Silva recebe partidos na sexta-feira

O Presidente da República recebe partidos com assento parlamentar na sexta-feira. Para amanhã, Cavaco Silva marcou audiências com um conjunto de economistas.

© Rafael Marchante / Reuters

As audiências aos partidos com representação parlamentar - PSD, PS, CDS-PP, BE, PCP, PEV e PAN deverão decorrer ao longo de todo o dia de sexta-feira.

De acordo com fonte da Presidência, o chefe de Estado receberá um dia antes, na quinta-feira, um conjunto de economistas com "um conhecimento da realidade económica e nacional". A agenda destes encontros será divulgada hoje à tarde.

Durante o dia de hoje, o Chefe de Estado recebe os presidentes dos principais bancos a operar em Portugal e o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.

Na semana passada, Cavaco Silva realizou audiências com confederações patronais, associações empresariais e centrais sindicais, contactos que iniciou na sequência da rejeição do Programa do Governo PSD/CDS-PP.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada a 11 de novembro com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que, de acordo com a Constituição, implica a demissão do XX Governo Constitucional, suportado por PSD e CDS-PP, e liderado por Pedro Passos Coelho.

Com Lusa

  • Presidente do BCP diz que "essencial é cumprir compromissos europeus"
    0:48

    Novo Governo

    O presidente do BCP sublinha a importância de cumprir os compromissos europeus e defende a necessidade de garantir estabilidade fiscal para que a confiança e o investimento possam manter-se. Nuno Amado foi o primeiro banqueiro a ser recebido, esta manhã, pelo Presidente da República. No final do encontro, mostrou-se confiante de que o futuro Governo estará atento a estas prioridades.

  • Presidente está a "alimentar ambiente de chantagem"
    0:55

    Novo Governo

    O candidato presidencial apoiado pela CDU acusa Cavaco Silva de se estar a revelar um agente de instabilidade. À margem de uma conversa com os mariscadores em Faro, esta manhã, Edgar Silva criticou o Presidente da República por estar a alimentar ambiente de chantagem sobre a Assembleia da República, com a demora numa decisão.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC