sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

António Costa indigitado primeiro-ministro

O Presidente da República indicou o secretário-geral do PS para primeiro-ministro. Durou cerca de uma hora o encontro de hoje entre Cavaco Silva e António Costa.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

A Presidência entregou uma nota aos jornalistas após do encontro:

"O Presidente da República de República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro"

Na nota, é referido que Cavaco Silva "tomou nota" dos esclarecimentos do líder do PS sobre a estabilidade e durabilidade do seu executivo e que a continuação em funções do atual Governo em gestão, de Passos Coelho, "não corresponderia ao interesse nacional".

António Costa saiu do Palácio de Belém ao meio-dia, sem fazer declarações aos jornalistas. O secretário-geral do PS tinha chegado quando eram precisamente 11:00. Na mão, Costa levava apenas uma pasta com alguns papéis.

As respostas aos pedidos de esclarecimento do Presidente da República, pedido ontem noutra reunião, já tinham sido entregues em Belém, ainda na segunda-feira ao final da tarde.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".

  • O regresso a casa depois do incêndio no Sardoal
    2:43
  • Cerca de 20 mil portugueses vivem em Barcelona
    1:44