sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

António Costa indigitado primeiro-ministro

O Presidente da República indicou o secretário-geral do PS para primeiro-ministro. Durou cerca de uma hora o encontro de hoje entre Cavaco Silva e António Costa.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

A Presidência entregou uma nota aos jornalistas após do encontro:

"O Presidente da República de República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para primeiro-ministro"

Na nota, é referido que Cavaco Silva "tomou nota" dos esclarecimentos do líder do PS sobre a estabilidade e durabilidade do seu executivo e que a continuação em funções do atual Governo em gestão, de Passos Coelho, "não corresponderia ao interesse nacional".

António Costa saiu do Palácio de Belém ao meio-dia, sem fazer declarações aos jornalistas. O secretário-geral do PS tinha chegado quando eram precisamente 11:00. Na mão, Costa levava apenas uma pasta com alguns papéis.

As respostas aos pedidos de esclarecimento do Presidente da República, pedido ontem noutra reunião, já tinham sido entregues em Belém, ainda na segunda-feira ao final da tarde.

  • Vidas de fogo
    12:04
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.