sicnot

Perfil

Novo Governo

João Oliveira diz que foi o Presidente da República que criou uma crise política

João Oliveira diz que foi o Presidente da República que criou uma crise política

O comunista João Oliveira rejeita que tenha sido a esquerda a abrir a crise política. Diz que foi o Presidente da República que criou o impasse ao ter empossado um Governo liderado por Passos Coelho.

  • Dúvidas sobre estabilidade do Governo não foram "totalmente dissipadas"
    0:47

    Novo Governo

    O Presidente da República considerou hoje que, "apesar dos esforços desenvolvidos", as dúvidas suscitadas nos acordos subscritos por PS, BE, PCP e PEV quanto à "estabilidade política e à durabilidade do Governo" não foram "totalmente dissipadas". Cavaco Silva sublinhou a "solução inédita" no discurso da tomada de posse do XXI Governo Constitucional, liderado pelo socialista António Costa.

  • XXI Governo Constitucional toma posse
    0:57

    Novo Governo

    O XXI Governo Constitucional tomou posse esta tarde. Passavam dois minutos das 16:00 quando António Costa jurou cumprir com lealdade as funções de primeiro-ministro. Seguiram-se depois os 17 ministros que compõem o resto do executivo, o primeiro desde há mais de uma década que não conta com ministros de Estado.

  • Tomada de posse a coincidir com sessão no Parlamento gera polémica
    1:55

    Novo Governo

    A tomada de posse do Governo está a ser ensombrada por uma polémica porque coincide com a sessão no Parlamento. Uma parte da bancada socialista não estará na cerimónia por causa dos trabalhos e outra parte não pode estar no Parlamento porque esses deputados passaram para o Governo e vão tomar posse. Cavaco Silva está a ser muito criticado pela escolha da data e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, queixa-se de não ter sido consultado.

  • Augusto Santos Silva ministro pela quinta vez
    1:22

    Novo Governo

    Augusto Santos Silva foi ministro com António Guterres e José Sócrates. Antigo ministro da Defesa do último Governo de Sócrates, foi escolhido para a pasta dos Negócios Estrangeiros no Executivo de António Costa, assumindo o cargo de ministro pela quinta vez.

  • João Soares regressa à Cultura depois da Câmara de Lisboa
    1:41

    Novo Governo

    O ministro da Cultura do Governo de António Costa, João Soares, é militante do PS desde a fundação, exerceu as funções de deputado no Parlamento, foi vereador da Cultura e presidente da Câmara de Lisboa. João Soares enfrenta mais um desafio no longo percurso político. Aos 66 anos, tem agora nas mãos o futuro da Cultura, uma área normalmente negligenciada por sucessivos governos.

  • Constança Urbano de Sousa na Administração Interna onde foi assessora de António Costa
    1:55

    Novo Governo

    A nova ministra da Administração Interna foi assessora jurídica de António Costa, quando o agora primeiro-ministro indigitado ocupava o mesmo cargo. De Constança Urbano de Sousa dizem que é disponível, mas muito exigente no trabalho. Os sindicatos esperam que o conhecimento que acumulou como professora de futuros polícias, lhe tenha dado sensibilidade para resolver os problemas do sector. Nascida em 1967, em Coimbra, Constança Urbano de Sousa é especialista em segurança e justiça na União Europeia, imigração e direito de asilo.

  • Comissão Europeia quer ouvir Mário Centeno "muito rapidamente"
    0:43

    Novo Governo

    A Comissão Europeia diz que não tem motivos para duvidar da capacidade do Governo de António Costa para cumprir os compromissos europeus, mas adianta que também não vai passar um cheque em branco. Bruxelas diz que vai entrar em contacto com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, para ver esclarecidas as intenções do Governo.

  • Moção de censura "dá voz à indignação de muitos portugueses"
    1:13

    País

    O CDS entregou, no gabinete do presidente da Assembleia da República, a moção de censura ao Governo. O deputado Nuno Magalhães diz que o documento é a voz de todos os portugueses que ficaram indignados com a falência dos serviços do Estado nos incêndios e acrescenta ainda que cabe agora aos partidos da esquerda avaliarem se houve falhas e se foram graves o suficiente para censurarem o Governo.

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.