sicnot

Perfil

Novo Governo

Mãe de António Costa recusa que o filho seja ambicioso

Mãe de António Costa recusa que o filho seja ambicioso

Maria Antónia Palla diz que estar orgulhosa de António Costa. A jornalista e mãe do agora primeiro-ministro recusa a crítica de que Costa seja uma pessoa ambiciosa.

  • Dúvidas sobre estabilidade do Governo não foram "totalmente dissipadas"
    0:47

    Novo Governo

    O Presidente da República considerou hoje que, "apesar dos esforços desenvolvidos", as dúvidas suscitadas nos acordos subscritos por PS, BE, PCP e PEV quanto à "estabilidade política e à durabilidade do Governo" não foram "totalmente dissipadas". Cavaco Silva sublinhou a "solução inédita" no discurso da tomada de posse do XXI Governo Constitucional, liderado pelo socialista António Costa.

  • XXI Governo Constitucional toma posse
    0:57

    Novo Governo

    O XXI Governo Constitucional tomou posse esta tarde. Passavam dois minutos das 16:00 quando António Costa jurou cumprir com lealdade as funções de primeiro-ministro. Seguiram-se depois os 17 ministros que compõem o resto do executivo, o primeiro desde há mais de uma década que não conta com ministros de Estado.

  • Comissão Europeia quer ouvir Mário Centeno "muito rapidamente"
    0:43

    Novo Governo

    A Comissão Europeia diz que não tem motivos para duvidar da capacidade do Governo de António Costa para cumprir os compromissos europeus, mas adianta que também não vai passar um cheque em branco. Bruxelas diz que vai entrar em contacto com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, para ver esclarecidas as intenções do Governo.

  • Constança Urbano de Sousa na Administração Interna onde foi assessora de António Costa
    1:55

    Novo Governo

    A nova ministra da Administração Interna foi assessora jurídica de António Costa, quando o agora primeiro-ministro indigitado ocupava o mesmo cargo. De Constança Urbano de Sousa dizem que é disponível, mas muito exigente no trabalho. Os sindicatos esperam que o conhecimento que acumulou como professora de futuros polícias, lhe tenha dado sensibilidade para resolver os problemas do sector. Nascida em 1967, em Coimbra, Constança Urbano de Sousa é especialista em segurança e justiça na União Europeia, imigração e direito de asilo.

  • Tomada de posse a coincidir com sessão no Parlamento gera polémica
    1:55

    Novo Governo

    A tomada de posse do Governo está a ser ensombrada por uma polémica porque coincide com a sessão no Parlamento. Uma parte da bancada socialista não estará na cerimónia por causa dos trabalhos e outra parte não pode estar no Parlamento porque esses deputados passaram para o Governo e vão tomar posse. Cavaco Silva está a ser muito criticado pela escolha da data e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, queixa-se de não ter sido consultado.

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.