sicnot

Perfil

Novo Governo

Mãe de António Costa recusa que o filho seja ambicioso

Mãe de António Costa recusa que o filho seja ambicioso

Maria Antónia Palla diz que estar orgulhosa de António Costa. A jornalista e mãe do agora primeiro-ministro recusa a crítica de que Costa seja uma pessoa ambiciosa.

  • Dúvidas sobre estabilidade do Governo não foram "totalmente dissipadas"
    0:47

    Novo Governo

    O Presidente da República considerou hoje que, "apesar dos esforços desenvolvidos", as dúvidas suscitadas nos acordos subscritos por PS, BE, PCP e PEV quanto à "estabilidade política e à durabilidade do Governo" não foram "totalmente dissipadas". Cavaco Silva sublinhou a "solução inédita" no discurso da tomada de posse do XXI Governo Constitucional, liderado pelo socialista António Costa.

  • XXI Governo Constitucional toma posse
    0:57

    Novo Governo

    O XXI Governo Constitucional tomou posse esta tarde. Passavam dois minutos das 16:00 quando António Costa jurou cumprir com lealdade as funções de primeiro-ministro. Seguiram-se depois os 17 ministros que compõem o resto do executivo, o primeiro desde há mais de uma década que não conta com ministros de Estado.

  • Comissão Europeia quer ouvir Mário Centeno "muito rapidamente"
    0:43

    Novo Governo

    A Comissão Europeia diz que não tem motivos para duvidar da capacidade do Governo de António Costa para cumprir os compromissos europeus, mas adianta que também não vai passar um cheque em branco. Bruxelas diz que vai entrar em contacto com o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, para ver esclarecidas as intenções do Governo.

  • Constança Urbano de Sousa na Administração Interna onde foi assessora de António Costa
    1:55

    Novo Governo

    A nova ministra da Administração Interna foi assessora jurídica de António Costa, quando o agora primeiro-ministro indigitado ocupava o mesmo cargo. De Constança Urbano de Sousa dizem que é disponível, mas muito exigente no trabalho. Os sindicatos esperam que o conhecimento que acumulou como professora de futuros polícias, lhe tenha dado sensibilidade para resolver os problemas do sector. Nascida em 1967, em Coimbra, Constança Urbano de Sousa é especialista em segurança e justiça na União Europeia, imigração e direito de asilo.

  • Tomada de posse a coincidir com sessão no Parlamento gera polémica
    1:55

    Novo Governo

    A tomada de posse do Governo está a ser ensombrada por uma polémica porque coincide com a sessão no Parlamento. Uma parte da bancada socialista não estará na cerimónia por causa dos trabalhos e outra parte não pode estar no Parlamento porque esses deputados passaram para o Governo e vão tomar posse. Cavaco Silva está a ser muito criticado pela escolha da data e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, queixa-se de não ter sido consultado.

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.