sicnot

Perfil

Novo Governo

Novo Governo

Novo Governo

CDS diz que esquerda fica definitivamente comprometida na foto de família

O líder parlamentar do CDS-PP defendeu hoje que a rejeição da moção apresentada por sociais-democratas e centristas deixa a esquerda definitivamente comprometida com o Governo do PS e dentro da foto de família de que anda a fugir.

Lusa

Lusa

M\303\201RIO CRUZ

"Quem se levantar amanhã [quinta-feira] contra a rejeição ficará definitivamente comprometido e corresponsável com o que este Governo fizer ou deixar de fazer. Não fogem à foto de família que andam a fugir", afirmou Nuno Magalhães.

O presidente da bancada do CDS referia-se à moção de rejeição ao programa do executivo liderado por António Costa, sublinhando que o primeiro-ministro "não teve confiança" expressa numa moção de confiança que fosse votada por PS, PCP, BE, PEV.

Nuno Magalhães cumprimentou António Costa como o primeiro-ministro que não ganhou as eleições, disse temer as consequências económicas deste executivo e perguntou ao chefe do Governo porque é que entregou os transportes públicos de Lisboa e do Porto ao PCP, falando da "onda de greves" anunciada pela CGTP-IN para o mês de dezembro.

"O seu programa é eufórico quanto ao consumo, cabisbaixo em relação ao investimento, omisso nas exportações. Com as medidas do IRS, que são pura ideologia, como vai convencer as empresas preferir Portugal para investir e com isso criar emprego ou como vai evitar que as empresas portuguesas escolham sistemas fiscais mais favoráveis para investir o que podiam investir em Portugal?", questionou.

Para o CDS-PP, o Programa do XXI Governo Constitucional baseia-se "na destruição e não na construção, na rejeição e não na confiança".

"Os senhores unem contra nós e não pelo país, porque nem entenderem conseguem entender-se", acusou, argumentando que os socialistas perderam "o seu eixo, os seus valores e a sua moderação" e que o entendimento que une a maioria parlamentar de esquerda "não resulta de uma coligação formal, de um acordo parlamentar, não resulta sequer de um texto comum".

"É um programa que conjunturalmente pode até servir alguns partidos, mas que manifestamente e seguramente não serve Portugal e os portugueses", frisou.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.