sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Paris exibe ciclo com mais de dez filmes em homenagem a Manoel de Oliveira

 "Aniki-Bobó" e "O Gebo e a sombra" são dois dos filmes de Manoel de Oliveira que serão exibidos a partir de hoje, em Paris, no Cinéma le Grand Action, numa homenagem ao cineasta português, falecido na quinta-feira.

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

A direção do Cinéma le Grand Action lamenta a morte do realizador, numa altura em que se já se tinha decidido pela sua "presença imutável", programando, com "urgência", uma semana de exibições regulares do cinema de Oliveira.

Até ao dia 14 serão recordados em Paris filmes como "O Gebo e a sombra" (2012), última longa-metragem de Manoel de Oliveira, "Aniki Bobó" (1942), primeira longa de ficção, e "O estranho caso de Angélica", no qual recupera um projeto com mais de 50 anos.

A estes juntam-se o documentário "O ato da Primavera", "Belle Toujours", "Cristóvão Colombo - o Enigma", "Francisca", "Benilde ou a virgem mãe", "O passado e o presente", "Singularidades de uma rapariga loura" e, a terminar, "O espelho mágico".

Manoel de Oliveira morreu a 02 de abril aos 106 anos, em casa, no Porto.


Lusa
  • Porto despede-se de Manoel de Oliveira
    2:39

    Cultura

    Centenas de pessoas fizeram questão de se despedir de Manoel de Oliveira, esta sexta-feira. No cemitério e na Igreja de Cristo Rei, muitos foram os cidadãos que estiveram no último adeus ao cineasta.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.