sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Paris exibe ciclo com mais de dez filmes em homenagem a Manoel de Oliveira

 "Aniki-Bobó" e "O Gebo e a sombra" são dois dos filmes de Manoel de Oliveira que serão exibidos a partir de hoje, em Paris, no Cinéma le Grand Action, numa homenagem ao cineasta português, falecido na quinta-feira.

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

Manoel de Oliveira. (Arquivo)

© Handout . / Reuters

A direção do Cinéma le Grand Action lamenta a morte do realizador, numa altura em que se já se tinha decidido pela sua "presença imutável", programando, com "urgência", uma semana de exibições regulares do cinema de Oliveira.

Até ao dia 14 serão recordados em Paris filmes como "O Gebo e a sombra" (2012), última longa-metragem de Manoel de Oliveira, "Aniki Bobó" (1942), primeira longa de ficção, e "O estranho caso de Angélica", no qual recupera um projeto com mais de 50 anos.

A estes juntam-se o documentário "O ato da Primavera", "Belle Toujours", "Cristóvão Colombo - o Enigma", "Francisca", "Benilde ou a virgem mãe", "O passado e o presente", "Singularidades de uma rapariga loura" e, a terminar, "O espelho mágico".

Manoel de Oliveira morreu a 02 de abril aos 106 anos, em casa, no Porto.


Lusa
  • Porto despede-se de Manoel de Oliveira
    2:39

    Cultura

    Centenas de pessoas fizeram questão de se despedir de Manoel de Oliveira, esta sexta-feira. No cemitério e na Igreja de Cristo Rei, muitos foram os cidadãos que estiveram no último adeus ao cineasta.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.