sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Salas de cinema exibem quatro filmes de Manoel de Oliveira a partir de hoje

Cinco salas de cinema, em Lisboa e Porto, iniciam hoje a exibição de quatro filmes de Manoel de Oliveira, segundo a programação da Midas Filmes e da NOS Audiovisuais, numa homenagem ao cineasta que morreu na passada quinta-feira.

2007 - O realizador Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio Manuel Antunes 2007.

2007 - O realizador Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio Manuel Antunes 2007.

Matt Sayles

A partir de hoje e até à próxima quarta-feira, 15 de abril, serão exibidos "Douro, faina fluvial" (1931) e "Aniki-Bobó" (1942) e, na semana de 16 a 22 de abril, "Ato da primavera" (1962) e "A caça" (1964). 

Os filmes podem ser vistos em versões restauradas e remasterizadas em alta definição, no Cinema Ideal, em Lisboa, e nos cinemas NOS Amoreiras de Lisboa e NOS Dolce Vita Porto, assim como nos UCI Cinemas El Corte Inglés Lisboa e UCI Cinemas Arrábida Shopping. 

"Douro, Faina Fluvial" e "Aniki-Bobó" são dois filmes de Oliveira que fazem parte do Plano Nacional de Cinema, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto do Cinema e do Audiovisual. 

Neste plano para a literacia no cinema, no ensino, há ainda um terceiro filme de Manoel de Oliveira, "Singularidades de uma Rapariga Loura", dirigido em 2009. Em França, o filme "O Estranho Caso de Angélica" (2010) foi um dos temas de exame nos últimos dois anos, para os finalistas do ensino secundário que escolheram a opção Cinema.

Manoel de Oliveira morreu no passado dia 2 de abril, em sua casa, no Porto, aos 106 anos, cidade onde nascera a 11 de dezembro de 1908.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do seu 106º aniversário.

Lusa
  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa