sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Salas de cinema exibem quatro filmes de Manoel de Oliveira a partir de hoje

Cinco salas de cinema, em Lisboa e Porto, iniciam hoje a exibição de quatro filmes de Manoel de Oliveira, segundo a programação da Midas Filmes e da NOS Audiovisuais, numa homenagem ao cineasta que morreu na passada quinta-feira.

2007 - O realizador Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio Manuel Antunes 2007.

2007 - O realizador Manoel de Oliveira é distinguido com o Prémio Manuel Antunes 2007.

Matt Sayles

A partir de hoje e até à próxima quarta-feira, 15 de abril, serão exibidos "Douro, faina fluvial" (1931) e "Aniki-Bobó" (1942) e, na semana de 16 a 22 de abril, "Ato da primavera" (1962) e "A caça" (1964). 

Os filmes podem ser vistos em versões restauradas e remasterizadas em alta definição, no Cinema Ideal, em Lisboa, e nos cinemas NOS Amoreiras de Lisboa e NOS Dolce Vita Porto, assim como nos UCI Cinemas El Corte Inglés Lisboa e UCI Cinemas Arrábida Shopping. 

"Douro, Faina Fluvial" e "Aniki-Bobó" são dois filmes de Oliveira que fazem parte do Plano Nacional de Cinema, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto do Cinema e do Audiovisual. 

Neste plano para a literacia no cinema, no ensino, há ainda um terceiro filme de Manoel de Oliveira, "Singularidades de uma Rapariga Loura", dirigido em 2009. Em França, o filme "O Estranho Caso de Angélica" (2010) foi um dos temas de exame nos últimos dois anos, para os finalistas do ensino secundário que escolheram a opção Cinema.

Manoel de Oliveira morreu no passado dia 2 de abril, em sua casa, no Porto, aos 106 anos, cidade onde nascera a 11 de dezembro de 1908.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do seu 106º aniversário.

Lusa
  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.