sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Parlamento lembra Manoel de Oliveira como "figura ímpar da cultura portuguesa"

O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte de Manoel de Oliveira, lembrando o cineasta como "um artista incansável" e "uma figura ímpar da cultura portuguesa".

© Tobias Schwarz / Reuters

"A Assembleia da República, reunida em plenário, presta a devida homenagem ao mestre que com a sua arte tanto deu ao país e apresenta à sua família e amigos as mais sinceras condolências", lê-se no voto de pesar apresentado por todas as bancadas parlamentares.

Na iniciativa, os deputados recordam ainda Manoel de Oliveira como um "artista incansável e figura ímpar da cultura portuguesa", assinalando que aos 106 anos era o mais velho cineasta no ativo no mundo.

O realizador português Manoel de Oliveira morreu dia 2 aos 106 anos, no Porto.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de Dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do 106º aniversário. 

Os deputados da Assembleia da República cumpriram um minuto de silêncio pela morte de Manoel de Oliveira, do economista Silva Lopes e do jornalista Tolentino de Nóbrega.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42