sicnot

Perfil

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira

Parlamento lembra Manoel de Oliveira como "figura ímpar da cultura portuguesa"

O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte de Manoel de Oliveira, lembrando o cineasta como "um artista incansável" e "uma figura ímpar da cultura portuguesa".

© Tobias Schwarz / Reuters

"A Assembleia da República, reunida em plenário, presta a devida homenagem ao mestre que com a sua arte tanto deu ao país e apresenta à sua família e amigos as mais sinceras condolências", lê-se no voto de pesar apresentado por todas as bancadas parlamentares.

Na iniciativa, os deputados recordam ainda Manoel de Oliveira como um "artista incansável e figura ímpar da cultura portuguesa", assinalando que aos 106 anos era o mais velho cineasta no ativo no mundo.

O realizador português Manoel de Oliveira morreu dia 2 aos 106 anos, no Porto.

Manoel Cândido Pinto de Oliveira, nascido a 11 de Dezembro de 1908, no Porto, era o mais velho realizador do mundo em atividade.

O último filme do cineasta foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do 106º aniversário. 

Os deputados da Assembleia da República cumpriram um minuto de silêncio pela morte de Manoel de Oliveira, do economista Silva Lopes e do jornalista Tolentino de Nóbrega.

Lusa

  • Défice recua quase 400 milhões de euros em janeiro

    Economia

    O buraco das contas públicas atingiu os 625 milhões de euros no primeiro mês de 2017, segundo os dados da execução orçamental. É uma redução de 397 milhões, quando comparado com o mesmo mês do ano passado.

    Em desenvolvimento

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.