sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Esquerda e Direita reagem ao discurso do PR de forma consensual

Esquerda e Direita reagem ao discurso do PR de forma consensual

As opiniões sobre o discurso do novo Presidente da República são consensuais. Nas suas primeiras palavras como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu aliás consensos alargados, garantiu solidariedade institucional "indefetível" ao Parlamento, e prometeu ser "de todos sem exceção".

  • Figuras de destaque na cerimónia de tomada de posse
    0:52

    Marcelo sucede a Cavaco

    Nas cerimónias desta manhã estiveram nomes da alta política nacional mas também representantes estrangeiros. Felipe VI, Rei de Espanha, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, foram algumas das figuras de destaque entre os mais de 500 convidados para a cerimonia de tomada de posse.

  • "Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o anti-Cavaco, hoje já se viu"
    7:28

    Opinião

    "Portugal é a razão de ser do compromisso solene que acabo de assumir", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no início do seu discurso de posse como Presidente da República. O novo chefe de Estado defendeu consensos alargados, garantiu solidariedade institucional "indefetível" ao Parlamento, e prometeu ser "de todos sem exceção". Bernardo Ferrão analisou no Primeiro Jornal o discurso de tomada de posse do Presidente. "Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o anti-Cavaco, hoje já se viu", considerou.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42