sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Esquerda e Direita reagem ao discurso do PR de forma consensual

Esquerda e Direita reagem ao discurso do PR de forma consensual

As opiniões sobre o discurso do novo Presidente da República são consensuais. Nas suas primeiras palavras como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu aliás consensos alargados, garantiu solidariedade institucional "indefetível" ao Parlamento, e prometeu ser "de todos sem exceção".

  • Figuras de destaque na cerimónia de tomada de posse
    0:52

    Marcelo sucede a Cavaco

    Nas cerimónias desta manhã estiveram nomes da alta política nacional mas também representantes estrangeiros. Felipe VI, Rei de Espanha, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi, foram algumas das figuras de destaque entre os mais de 500 convidados para a cerimonia de tomada de posse.

  • "Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o anti-Cavaco, hoje já se viu"
    7:28

    Opinião

    "Portugal é a razão de ser do compromisso solene que acabo de assumir", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no início do seu discurso de posse como Presidente da República. O novo chefe de Estado defendeu consensos alargados, garantiu solidariedade institucional "indefetível" ao Parlamento, e prometeu ser "de todos sem exceção". Bernardo Ferrão analisou no Primeiro Jornal o discurso de tomada de posse do Presidente. "Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o anti-Cavaco, hoje já se viu", considerou.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00