sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo Rebelo de Sousa entrou no Palácio de Belém pelo próprio pé

Marcelo Rebelo de Sousa entrou no Palácio de Belém pelo próprio pé

É um dia marcado pelas cerimónias em torno da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa.O novo Presidente da República entrou no Palácio de Belém faltava um minuto para a uma da tarde.

Sozinho e a pé, Marcelo Rebelo de Sousa subiu a rampa que dá acesso ao pátio principal do Palácio de Belém, a residência oficial do Chefe de Estado.

Foi recebido com aplausos pelos funcionários da presidência e depois, na sala das bicas, recebeu a insígnia dos Presidentes da República.


Foi uma cerimónia curta a que se seguiu um almoço oferecido pelo Presidente aos convidados.
Esta tarde, a partir das 16:30, Marcelo Rebelo de Sousa participa numa cerimónia ecuménica na Mesquita de Lisboa.

  • "Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o anti-Cavaco, hoje já se viu"
    7:28

    Opinião

    "Portugal é a razão de ser do compromisso solene que acabo de assumir", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no início do seu discurso de posse como Presidente da República. O novo chefe de Estado defendeu consensos alargados, garantiu solidariedade institucional "indefetível" ao Parlamento, e prometeu ser "de todos sem exceção". Bernardo Ferrão analisou no Primeiro Jornal o discurso de tomada de posse do Presidente. "Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o anti-Cavaco, hoje já se viu", considerou.

  • Presidente dá música aos portugueses, veja o alinhamento

    Cultura

    Marcelo Rebelo de Sousa pisca o olho à juventude e tem agendado para hoje, às 20:00, na Câmara Municipal de Lisboa, um concerto na Praça do Município. Estão previstas as participações de José Cid, Paulo de Carvalho, da fadista Mariza, que cantará o hino nacional, e ainda atuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra, vencedor de um concurso televisivo para novos talentos musicais.

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02