sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo "fura" protocolo pela direita e a pé

O Presidente da República eleito "furou" hoje o protocolo à chegada à Assembleia da República, ao chegar a pé e pela direita ao Palácio de São Bento, em Lisboa, ao contrário do previsto.

MIGUEL A. LOPES/ LUSA

ACOMPANHE AQUI EM DIRETO A TOMADA DE POSSE

Às 9:35, depois de mais de 500 convidados terem chegado em viaturas oficiais, pelo lado esquerdo (rua de São Bento), Marcelo Rebelo de Sousa provocou uma pequena confusão de repórteres de imagem e elementos do corpo de segurança e funcionários do parlamento e do protocolo de Estado.

O antigo líder do PSD e comentador televisivo chegou pela calçada da Estrela, em marcha rápida, com uma pequena comitiva ao encontro do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, no patamar das escadarias principais de São Bento.

À entrada, o futuro 19.º Presidente da República portuguesa foi cumprimentado pelos vice-presidentes da Assembleia da República e deputados-secretários, seguindo para o salão Nobre, onde já o esperavam o primeiro-ministro, António Costa, que chegou às 09:31, e o rei de Espanha, Filipe VI, o convidado com maior aparato policial, pelas 09:27.

O ainda Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, chegou depois, pelas 9:45.

Lusa

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".