sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo Rebelo de Sousa encerra cerimónias de tomada de posse no Porto

O Presidente da República encerra esta sexta-feira, no Porto as cerimónias da sua tomada de posse iniciada na quarta-feira, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura que morreu em novembro.

O novo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, acena à população à saída da Assembleia da República, após a cerimónia de tomada de posse como Presidente, em Lisboa

O novo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, acena à população à saída da Assembleia da República, após a cerimónia de tomada de posse como Presidente, em Lisboa

MIGUEL A. LOPES

Na primeira vez em que um Presidente da República estende ao Porto as formalidades ligadas à sua tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa é recebido oficialmente na Câmara, onde discursa pelas 11:30, vai à Galeria Municipal para ver a exposição "P. - uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, por extenso" e assiste a uma exibição de hip hop no bairro do Cerco, onde também visita um centro de dia.

O programa ultrapassa as cinco horas e começa pelas 11:00, com o autarca independente Rui Moreira a receber o novo PR na Praça General Humberto Delgado, junto aos Paços do Concelho, seguindo-se honras militares, cumprimentos ao presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, e uma cerimónia de receção formal no Salão Nobre da autarquia, com um momento musical da Orquestra Juvenil da Bonjóia.

Para as 11:25 está programado um discurso de cinco minutos do presidente da Câmara, Rui Moreira e, depois da intervenção de 15 minutos Marcelo Rebelo de Sousa, os dois vão à varanda da autarquia, com vistas para a Avenida dos Aliados, para fazer os cumprimentos à cidade.

Depois de almoço, pelas 14:30, o novo Presidente percorre, a pé, um curto trajeto no interior do Palácio de Cristal, entre a Casa do Roseiral e a Biblioteca Almeida Garrett, onde fica a Galeria Municipal.

Neste espaço está, em fase final de montagem, a exposição que inaugura no sábado, dedicada a Paulo Cunha e Silva, o vereador da Cultura que morreu em novembro devido a problemas cardíacos.

Marcelo é esperado pelas 15:30 no bairro municipal do Cerco, na zona oriental da cidade, deslocando-se a pé até ao largo dos Afetos, onde vai visitar um Centro de Dia e assistir a uma exibição do projeto OUPA, resultado de uma residência artística de quatro meses com jovens daquele complexo habitacional.

Liderada pela rapper Capicua, pela psicóloga Gisela Borges, pelo músico André Tentúgal e pelo videasta Vasco Mendes, a iniciativa integra o programa municipal Cultura em Expansão, desenhado por Paulo Cunha e Silva para zonas socialmente fragilizadas da cidade.

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou posse como Presidente da República na quarta-feira em Lisboa.

A visita ao Porto encerra as cerimónias da tomada de posse do sucessor de Cavaco Silva em Belém.

Lusa

  • Marcelo homenageia Mariza, Francis Obikwelu e Naide Gomes

    País

    O Presidente da República recebeu, esta tarde, os cumprimentos do corpo diplomático, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Na cerimónia estiveram presentes mais de 100 embaixadores e chefes de missão das diversas organizações internacionais. Marcelo Rebelo de Sousa convidou ainda três personalidades que quis homenagear: a cantora Mariza e os atletas Francis Obikwelu e Naide Gomes, que são portugueses que nasceram no estrangeiro e que têm dado um contributo para elevar o nome de Portugal além fronteiras. Para o chefe de Estado estes são exemplos que honram o país e que devem ser uma inspiração para todos.

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.