sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo abre Palácio de Belém a quem o quiser visitar

O novo Presidente da República vai abrir as portas do Palácio de Belém amanhã. E será o próprio Marcelo Rebelo de Sousa a receber os visitantes.

Marcelo Rebelo de Sousa à chegada do Palácio de Belém, depois da cerimónia do juramento no Parlamento português

Marcelo Rebelo de Sousa à chegada do Palácio de Belém, depois da cerimónia do juramento no Parlamento português

M\303\201RIO CRUZ

Depois de tomar posse na quarta-feira, Marcelo recebe no sábado, entre as 10:00 e as 17:30, os visitantes do Palácio de Belém, em Lisboa, "que terão oportunidade de conhecer o seu exterior e o interior, tendo acesso a áreas reservadas que normalmente estão vedadas, como o gabinete de trabalho do Presidente", indica a mesma nota enviada à Lusa.

Ao longo da tarde vão atuar as bandas da Armada, Exército e Força Aérea.

Os interessados vão ainda poder assistir à cerimónia do Render Solene da Guarda, durante a manhã.

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou posse como Presidente da República na quarta-feira em Lisboa, depois de jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição.

As cerimónias da tomada de posse encerram esta sexta-feira no Porto, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura Paulo Cunha e Silva, que morreu em novembro.

Com Lusa

  • Marcelo Rebelo de Sousa diz que compromissos internacionais são para cumprir
    2:51

    País

    O Presidente da República diz que sempre houve consensos em matéria de política externa e avisou que os compromissos internacionais do país são para cumprir. No primeiro dia como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu cumprimentos do corpo diplomático, prometeu quebrar o protocolo e disse que António Guterres será um secretário-geral das nações unidas brilhante.

  • Marcelo homenageia Mariza, Francis Obikwelu e Naide Gomes

    País

    O Presidente da República recebeu, esta tarde, os cumprimentos do corpo diplomático, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Na cerimónia estiveram presentes mais de 100 embaixadores e chefes de missão das diversas organizações internacionais. Marcelo Rebelo de Sousa convidou ainda três personalidades que quis homenagear: a cantora Mariza e os atletas Francis Obikwelu e Naide Gomes, que são portugueses que nasceram no estrangeiro e que têm dado um contributo para elevar o nome de Portugal além fronteiras. Para o chefe de Estado estes são exemplos que honram o país e que devem ser uma inspiração para todos.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.