sicnot

Perfil

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo sucede a Cavaco

Marcelo abre Palácio de Belém a quem o quiser visitar

O novo Presidente da República vai abrir as portas do Palácio de Belém amanhã. E será o próprio Marcelo Rebelo de Sousa a receber os visitantes.

Marcelo Rebelo de Sousa à chegada do Palácio de Belém, depois da cerimónia do juramento no Parlamento português

Marcelo Rebelo de Sousa à chegada do Palácio de Belém, depois da cerimónia do juramento no Parlamento português

M\303\201RIO CRUZ

Depois de tomar posse na quarta-feira, Marcelo recebe no sábado, entre as 10:00 e as 17:30, os visitantes do Palácio de Belém, em Lisboa, "que terão oportunidade de conhecer o seu exterior e o interior, tendo acesso a áreas reservadas que normalmente estão vedadas, como o gabinete de trabalho do Presidente", indica a mesma nota enviada à Lusa.

Ao longo da tarde vão atuar as bandas da Armada, Exército e Força Aérea.

Os interessados vão ainda poder assistir à cerimónia do Render Solene da Guarda, durante a manhã.

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou posse como Presidente da República na quarta-feira em Lisboa, depois de jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição.

As cerimónias da tomada de posse encerram esta sexta-feira no Porto, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura Paulo Cunha e Silva, que morreu em novembro.

Com Lusa

  • Marcelo Rebelo de Sousa diz que compromissos internacionais são para cumprir
    2:51

    País

    O Presidente da República diz que sempre houve consensos em matéria de política externa e avisou que os compromissos internacionais do país são para cumprir. No primeiro dia como chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu cumprimentos do corpo diplomático, prometeu quebrar o protocolo e disse que António Guterres será um secretário-geral das nações unidas brilhante.

  • Marcelo homenageia Mariza, Francis Obikwelu e Naide Gomes

    País

    O Presidente da República recebeu, esta tarde, os cumprimentos do corpo diplomático, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Na cerimónia estiveram presentes mais de 100 embaixadores e chefes de missão das diversas organizações internacionais. Marcelo Rebelo de Sousa convidou ainda três personalidades que quis homenagear: a cantora Mariza e os atletas Francis Obikwelu e Naide Gomes, que são portugueses que nasceram no estrangeiro e que têm dado um contributo para elevar o nome de Portugal além fronteiras. Para o chefe de Estado estes são exemplos que honram o país e que devem ser uma inspiração para todos.

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC