sicnot

Perfil

Maria Barroso 1925-2015

Maria Barroso 1925-2015

Maria Barroso

Centenas à espera para última homenagem a Maria Barroso

Centenas de pessoas estão esta terça-feira a prestar uma última homenagem a Maria Barroso, antiga atriz e uma das fundadoras do PS, cujo corpo está em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, instituição que dirigiu durante muitos anos.

Com o velório marcado para ter início às 18:00, as portas do Colégio abriram um pouco antes, mas cerca das 20:00 tinha muitos metros a fila de pessoas que aguardavam vez para chegar junto da urna.

Com o velório marcado para ter início às 18:00, as portas do Colégio abriram um pouco antes, mas cerca das 20:00 tinha muitos metros a fila de pessoas que aguardavam vez para chegar junto da urna.

MANUEL DE ALMEIDA / Lusa

Maria de Jesus Barroso morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho, após uma queda.

O corpo foi esta tarde levado, cerca das 17:00, para o Colégio, hoje com as bandeiras a meia haste, e era aguardado nomeadamente por familiares. Mário Soares, antigo Presidente da República e marido de Maria Barroso, chegou cerca das 17:30.

Com o velório marcado para ter início às 18:00, as portas do Colégio abriram um pouco antes, mas cerca das 20:00 tinha muitos metros a fila de pessoas que aguardavam vez para chegar junto da urna.

Sem esperas na fila, as figuras mais conhecidas, muitas, da política mas também das artes, entraram diretamente, algumas demorando poucos minutos, outras mais tempo dentro do Colégio, onde os jornalistas não entraram por pedido da família.

Mas entraram muitos outros, nas primeiras duas horas, de Freitas do Amaral a Almeida Santos, de Guilherme d'Oliveira Martins a Carlos Monjardino, de Jorge Sampaio a Adriano Moreira e Maria Cavaco Silva.

Também estiveram presentes atores e atrizes, o secretário de Estado da Cultura, a presidente do Parlamento, a procuradora-geral da República e o presidente do Tribunal Constitucional.

Num ambiente solene e de silêncio, a rua do Colégio encheu-se de carros de onde saíram familiares, mas sobretudo amigos e também muitas flores, dezenas de arranjos.

Tudo escrutinado pela imprensa, a quem uns recusaram uma declaração e a quem outros falaram, da atriz, da combatente contra a ditadura do Estado Novo, da mulher do Presidente, da mulher de causas humanitárias. 

O corpo de Maria Barroso ficará em câmara ardente no Colégio, até quarta-feira, realizando-se o funeral a partir das 11:00, com a missa que antecede a partida para o cemitério dos Prazeres, também em Lisboa.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.