sicnot

Perfil

Maria Barroso 1925-2015

Maria Barroso 1925-2015

Maria Barroso

Morreu Maria Barroso

Maria Barroso, antiga primeira-dama e fundadora do PS, morreu esta madrugada. Estava internada no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, há mais de uma semana em coma profundo, após uma queda. Tinha 90 anos.

PAULO DUARTE

Maria de Jesus Barroso Soares foi internada na madrugada de 26 de junho no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda. Foi-lhe depois diagnosticado um derrame intracraniano e, no mesmo dia, entrou em coma. 

Esta segunda-feira, foi transferida da unidade de cuidados intensivos para um quarto privado. Acabou por falecer durante a madrugada de hoje, às 5:20, confirmou o hospital.

O corpo de Maria Barroso estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje. A missa de corpo presente celebra-se amanhã às 10:00 na Igreja do Campo Grande, a que se segue o funeral no Cemitério dos Prazeres.

Maria Barroso casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.

Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973. Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa e dirigiu  também a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar. 

  • Maria Barroso, de atriz a primeira-dama
    3:07

    Maria Barroso

    Fez 90 anos dia 2 de maio. Conheceu a política antes de conhecer Mário Soares. Em jovem sonhou ser atriz e partilhou os palcos com Amélia Rey Colaço. Declamou poemas revolucionários contra os estado novo e por isso foi proibida de representar. Casou com Mário Soares por procuração e ajudou a fundar o PS. Maria Barroso disse um dia no programa "Alta Definição" da SIC que não teme a morte.

  • Maria Barroso completou 90 anos em maio
    2:22

    Maria Barroso

    Maria Barroso fez 90 anos a 2 de maio. A ligação à política começou antes de conhecer Mário Soares. Em jovem, sonhou ser atriz e representou ao lado de Amélia Rey Colaço, mas declamava também poemas revolucionários contra o Estado Novo e foi proibida de representar. Casou com Soares por procuração, quando este se encontrava preso, e tornou-se ativista política muito antes da fundação do PS, onde era a única mulher.

  • Funeral de Maria Barroso amanhã de manhã
    1:42

    Maria Barroso

    O corpo de Maria Barroso estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje. A missa de corpo presente celebra-se amanhã às 11:00 na Igreja do Campo Grande, a que se segue o funeral no Cemitério dos Prazeres. O anúncio foi feito em comunicado pela família Soares, lido pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.

  • "O que mais tem havido nesta altura são respostas precipitadas"
    7:21

    Opinião

    Foi um "debate contigo" o de hoje, no Parlamento, sobretudo no frente-a-frente entre António Costa e Passos Coelho, na opinião de Bernardo Ferrão. O subdiretor de informação da SIC sublinha uma declaração "mortal" do primeiro-ministro, quando este disse que "ninguém quer respostas precipitadas". Por outro lado, a comissão técnica independente pedida pelo PSD pode virar-se contra o próprio partido.

    Bernardo Ferrão

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.

  • Companhia aérea obriga deficiente físico a entrar no avião sem ajuda

    Mundo

    Um homem com uma deficiência física que o obriga a andar numa cadeira de rodas foi obrigado a subir sozinho as escadas de um avião da companhia aérea Vanilla Air. Hideto Kijima deparou-se com a situação quando estava a embarcar da ilha de Amami para Osaka, no Japão, com vários amigos que foram proibidos de o ajudar.