sicnot

Perfil

Maria Barroso 1925-2015

Maria Barroso 1925-2015

Maria Barroso

PSD recorda Maria Barroso como uma "mulher livre e da tolerância"

O PSD manifestou hoje o seu "profundo pesar" pela morte de Maria Barroso, que recorda como uma mulher livre, da tolerância, e que colocou as suas qualidades humanas ao serviço dos outros.

ANTONIO COTRIM/LUSA

"O PSD expressa nesta hora, à família da doutora Maria Barroso e ao Partido Socialista, de que foi fundadora, a mais sentida homenagem. Maria Barroso dedicou a sua vida ao nosso país. Colocou toda a sua energia, fé, dignidade, cultura e qualidades humanas ao serviço dos outros", refere o PSD, numa nota à imprensa.

Os sociais-democratas recordam Maria Barroso como "uma mulher precursora", que "visualizou no horizonte o triunfo da democracia, quis ajudar a construir o Portugal democrático e fê-lo com generosidade". 

"Sofreu, ela própria, os constrangimentos da ditadura e da ausência da liberdade. Foi uma mulher da tolerância. Foi uma mulher livre, de uma sensibilidade estética e artística apuradíssimas e de um sentido de humanidade referencial. Entregou-se às causas mais nobres da nossa vida coletiva", realça ainda o PSD, que aponta Maria Barroso como "um exemplo para as gerações mais novas". 

Maria de Jesus Barroso, presidente da Fundação Pro Dignitate, fundadora do PS e mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família. O funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

Lusa

  • "Uma mulher com carisma e muita força interior"
    1:13

    Maria Barroso

    Henrique Monteiro, jornalista e comentador da SIC Henrique Monteiro considera que Maria Barroso foi mais importante para o país do que muitos pensam e diz que foi sempre muito mais do que apenas esposa de Mário Soares. O jornalista foi, em criança, aluno do Colégio Moderno onde conheceu Maria Barroso. Recorda-se dela como uma mulher com carisma e muita força interior.

  • Maria Barroso, de atriz a primeira-dama
    3:07

    Maria Barroso

    Fez 90 anos dia 2 de maio. Conheceu a política antes de conhecer Mário Soares. Em jovem sonhou ser atriz e partilhou os palcos com Amélia Rey Colaço. Declamou poemas revolucionários contra os estado novo e por isso foi proibida de representar. Casou com Mário Soares por procuração e ajudou a fundar o PS. Maria Barroso disse um dia no programa "Alta Definição" da SIC que não teme a morte.

  • Maria Barroso completou 90 anos em maio
    2:22

    Maria Barroso

    Maria Barroso fez 90 anos a 2 de maio. A ligação à política começou antes de conhecer Mário Soares. Em jovem, sonhou ser atriz e representou ao lado de Amélia Rey Colaço, mas declamava também poemas revolucionários contra o Estado Novo e foi proibida de representar. Casou com Soares por procuração, quando este se encontrava preso, e tornou-se ativista política muito antes da fundação do PS, onde era a única mulher.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC