sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Entrevista a Mário Soares antes das presidenciais de 2006

Entrevista a Mário Soares antes das presidenciais de 2006

Mário Soares teve o seu último grande desafio político nas presidenciais de 2006. Aos 81 anos sentia-se com vitalidade e cheio de força para levar pela frente outros desafios. Numa visita guiada à sua casa, acompanhado pela jornalista Anabela Neves, mostrou alguns deles, incluindo um que estava a nascer no seu terraço. Soares recebeu a SIC, na sua casa do Campo Grande, em Lisboa, em dezembro de 2005.

  • Últimas aparições públicas de Mário Soares
    2:39

    Mário Soares 1924-2017

    No último ano foram raras as aparições públicas de Mário Soares. Mas este verão, o ex-Presidente da República ainda participou em duas homenagens. A última aparição pública foi em setembro, numa homenagem a Maria Barroso. Em Julho, Soares foi homenageado em São Bento pelos 40 anos do 1º Governo Constitucional, uma cerimónia na qual também discursaram o primeiro-ministro, António Costa, e o antigo chefe de Governo, Francisco Pinto Balsemão.

  • As últimas batalhas políticas de Mário Soares
    3:19

    Mário Soares 1924-2017

    Nos últimos anos, foram vários as ocasiões em que Mário Soares não se inibiu de assumir publicamente posições políticas controversas. Foi um dos principais críticos do anterior Governo e do ex-Presidente da República, não escondeu a desilusão com a liderança socialista de António José Seguro e foi um dos grandes apoiantes de António Costa nas primárias do PS. Mário Soares foi também um dos principais defensores de José Sócrates.

  • Descida da TSU inconstitucional?
    2:37

    TSU

    Especialistas ouvidos pela SIC põem em causa a constitucionalidade da descida da Taxa Social Única dos patrões, como contrapartida pelo aumento do salário mínimo. Como se trata de um imposto pago pelas empresas, só o Parlamento pode decidir uma alteração nas taxas. Neste caso, o Governo decidiu sozinho.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.