Lula da Silva recorda "um dos grandes homens do século XX"

© Ricardo Moraes / Reuters
07.01.2017 18h41
O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva considerou este sábado que "Mário Soares foi um dos grandes homens públicos do século XX, não só de Portugal, mas da Europa e do mundo".
Numa publicação divulgada na sua página pessoal no Facebook, o ex-Presidente brasileiro recordou Mário Soares, que morreu hoje aos 92 anos, como "um homem comprometido durante toda a sua vida com as ideias do socialismo democrático e a construção de um mundo mais justo".
Lula da Silva lembrou a luta pela liberdade prosseguida pelo líder português, que se posicionou contra o fascismo e contra a ditadura em Portugal.
"Sempre defendeu e trabalhou pela cooperação e intercâmbio entre Brasil e Portugal, aproximando nossas nações. Sempre esteve, mesmo nas horas mais difíceis, do lado certo da história", acentuou.
Estivemos juntos pela última vez em 2014, celebrando os 40 anos da Revolução dos Cravos, que restaurou a democracia na nação que amava tanto", frisou ex-chefe de Estado brasileiro.
Lula da Silva manifestou solidariedade "aos familiares, amigos, admiradores e ao povo português nesse momento de despedida e saudade do amigo Mário Soares".
Mário Soares encontrava-se internado desde o dia 13 de dezembro, tendo sido transferido no dia 22 dos Cuidados Intensivos para a "unidade de internamento em regime reservado" do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.
No entanto, no dia 24, um agravamento súbito da situação clínica obrigou ao regresso do antigo chefe de Estado à Unidade dos Cuidados Intensivos.
No dia 31 de dezembro, dia da última atualização feita pelo hospital sobre o seu estado de saúde, Mário Soares continuava em "coma profundo", mas "estável e com parâmetros vitais normais".
Mário Soares, que morreu hoje aos 92 anos, desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.
Lusa
Relacionados
-
Adriano Moreira diz que Soares foi um dos principais vencedores do triunfo da atual democracia
O antigo líder do CDS-PP Adriano Moreira recordou este sábado o antigo Presidente da República Mário Soares como um homem "inteiramente coerente antes e depois do 25 de Abril", considerando-o um dos principais vencedores do triunfo da atual democracia.
-
Embaixador dos EUA lamenta morte da "figura extraordinária"
O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, lamentou este sábado a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, lembrando-o como "uma figura extraordinária" que "lutou pela democracia e Direitos Humanos".
-
Mitterrand, Gorbachov, Havel e Mandela: "afetuosas amizades" de Soares
François Miterrand, Mikhail Gorbachov, Nelson Mandela, Vaclav Havel, Yasser Arafat: Mário Soares privou com muitos dos protagonistas políticos do século XX, desenvolvendo nalguns casos "afetuosas amizades", nas suas palavras, "só possíveis entre os que defendem causas comuns".
-
Maria João Avillez aponta perda de quem "construiu e salvou" democracia e liberdade
A jornalista Maria João Avillez, autora de três livros sobre Mário Soares, apontou este sábado "a perda da maior referência do regime democrático", a quem Portugal deve a liberdade.
-
Guterres recorda líder "de verdadeira estatura europeia e mundial"
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, homenageou este sábado Mário Soares como "um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial", a quem os portugueses devem "em grande medida, a democracia, liberdade e respeito pelos direitos fundamentais".
-
Fernando Medina recorda "o pai da Democracia" em Portugal
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, lamentou este sábado "com profunda tristeza" a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, "o pai da Democracia" em Portugal, cujo legado deve ser protegido.
-
Carvalho da Silva lembra o grande político e construtor da democracia
O ex-líder da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, considerou este sábado que o antigo Presidente da República Mário Soares, que morreu esta tarde, foi "um dos grandes políticos" de Portugal e um dos construtores da democracia do país.
Na Homepage
-
Bruno de Carvalho manda SMS aos jogadores em nome dos jogadores. Confuso?
De acordo com a imprensa desta manhã, o presidente do Sporting Clube de Portugal terá enviado mensagens escritas aos jogadores com o seguinte texto "Obrigado presidente pelas felicitações. Ainda temos muito para conquistar juntos" e assinou com o nome do jogador a quem enviou a mensagem. Uma aparente reação ao facto de nenhum dos jogadores ter respondido às mensagens escritas por Bruno de Carvalho, com incentivos e elogios antes e depois da vitória do Sporting frente ao Boavista.
25.04.2018 às 8h23
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
As novas suspeitas sobre um alegado esquema do Benfica para controlar o futebol português estiveram em análise no "Tempo Extra". Rui Santos diz que há indícios de que o Benfica tentou influenciar os principais órgãos de decisão.
25.04.2018 às 1h30
- 0:38
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
-
É conhecida hoje a senteça do inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
25.04.2018 às 11h40
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 6:24
- 15:09
O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
João Pinto Coelho ganhou o prémio Leya com o livro "Os Loucos da Rua Mazur". O romance parte de um episódio de um massacre de judeus levado a cabo por polacos. A Reportagem Especial acompanhou o autor para conhecer melhor a história desse 10 de julho de 1941.
24.04.2018 às 22h31
- 1:23
Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.
24.04.2018 às 21h33
- 1:31
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17