sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Marcelo recebeu telefonemas de condolências de Espanha, Guiné-Bissau e Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu este sábado telefonemas de condolências do rei de Espanha e dos presidentes da Guiné-Bissau e de Cabo Verde pela morte de Mário Soares.

De acordo com uma nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "recebeu uma chamada telefónica do rei Felipe VI de Espanha, que transmitiu os sentidos pêsames pelo falecimento do Presidente Mário Soares".

"O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, telefonaram ao Presidente da República, transmitindo condolências pelo falecimento do Presidente Mário Soares", refere a mesma nota.

O rei Felipe VI de Espanha enviou também ao Presidente da República portuguesa uma mensagem escrita de pesar pela morte de Mário Soares, na qual considera que o seu papel na transição democrática fez dele "um dos grandes líderes portugueses e europeus" do século XX.

"A sua tarefa e legado político em Portugal e o seu papel decisivo no sucesso da transição democrática da sociedade portuguesa converteram-no num dos grandes líderes portugueses e europeus do último século", lê-se na mensagem de Felipe VI para Marcelo Rebelo de Sousa.

Nessa mensagem, o rei e a rainha de Espanha expressam o seu "apoio e carinho" à família de Mário Soares e "ao querido povo português", recordando momentos partilhados com os portugueses.

Mário Soares morreu hoje, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido em 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Lusa

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de quatro anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.