sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Ministra da Administração Interna lamenta perda do "rosto da democracia"

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse este sábado, em Caminha, que morreu "o rosto da democracia portuguesa", considerando que a morte de Mário Soares é "uma enorme tristeza" para o país.

"É o rosto da democracia em Portugal. A ele todos nós devemos hoje a democracia no nosso país", afirmou a governante, que "em homenagem" a Mário Soares se escusou a falar sobre outros assuntos da atualidade.

Questionada pela agência Lusa, à margem da inauguração do cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, em Caminha, Constança Urbano de Sousa acrescentou trata-se de uma perda para "o país e para todos os portugueses".

"É uma enorme tristeza para todos nós", frisou, realçando o minuto de silêncio respeitado durante a inauguração da sala de espetáculos que assinalou o centenário dos bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

Na sequência do anúncio da morte do ex-Presidente, o Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.