sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Minuto de silêncio nos jogos de andebol e basquetebol

ARMANDO FRANCA

A Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) decretaram um minuto de silêncio nos respetivos campeonatos, em homenagem ao antigo Presidente da República Mário Soares, que morreu este sábado aos 92 anos.

"A Federação de Andebol de Portugal manifesta profundo pesar pelo falecimento de Mário Soares, figura marcante na consolidação da democracia e lutador pela liberdade em Portugal", salientou a FAP em comunicado.

Na nota, publicada na página oficial da federação, Mário Soares é recordado como "um homem de princípios e valores basilares na sociedade, como a liberdade, tolerância e solidariedade", que construiu e promoveu "pontes entre os portugueses, contribuindo decisivamente para a abertura de Portugal à Europa e ao Mundo".

A FAP termina informando que decidiu promover um minuto de silêncio em todos os jogos/competições da responsabilidade e competência da Federação e Associações Regionais de andebol, a ser cumprido entre domingo e quarta-feira.

Também a Federação Portuguesa de Basquetebol decretou um minuto de silêncio em todos os jogos a disputar este fim de semana.

Em comunicado, a FPB lamenta a morte do antigo presidente da República, prestando "uma última e reconhecida homenagem a um grande Estadista, com relevantes serviços prestados ao país e à democracia".

Mário Soares morreu hoje, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Lusa

  • Prosseguem buscas por condutor da carrinha no ataque em Barcelona
    2:38