sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Portugal perdeu uma "figura marcante" e o Alentejo "um amigo", diz Capoulas Santos

© Hugo Correia / Reuters

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, considerou este sábado que Portugal perdeu uma "figura marcante da sua história" e o Alentejo "um amigo" com a morte de Mário Soares, aos 92 anos.

Afirmando ter perdido um amigo e uma pessoa com quem tinha "uma relação de amizade e de respeito", Capoulas Santos observou, em declarações à agência Lusa, que Mário Soares "tem o seu lugar reservado na história".

"Portugal perdeu uma figura marcante da sua história", sublinhou o ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, natural do Alentejo, região da qual, frisou, Mário Soares era "um amigo".

O antigo Presidente da República Mário Soares morreu hoje aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Mário Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.