sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Postos diplomáticos de Portugal no mundo abrem livros de condolências

ANT\303\223NIO PEDRO SANTOS

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português deu orientações a "todos os postos" diplomáticos para abrirem livros de condolências pela morte do ex-Presidente da República Mário Soares.

Segundo a informação prestada pelo gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros, os livros de condolências estarão abertos durante os três dias de luto nacional decretados pelo Governo, que começam esta segunda-feira.

Mário Soares morreu no sábado, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado desde 13 de dezembro.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos, a partir das 13:00 de hoje.

O funeral de Estado realiza-se na terça-feira, a partir das 15:30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado e militante antifascista, foi fundador e primeiro líder do Partido Socialista.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio, em França, e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE) e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Lusa

  • Marcelo regressa à televisão ao domingo
    0:36

    Programas

    Um ano depois de ser eleito, entre o sucesso popular e o compromisso político, eis a primeira entrevista do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa regressa à televisão ao domingo, para uma entrevista exclusiva no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Passos Coelho apela à reforma do IRC
    0:38

    Economia

    Passos Coelho critica o que diz ser um aumento do salário minimo nacional feito de forma irresponsável e sugere ao Governo que retome a reforma do IRC. No discurso de encerramento do congresso do PSD-Açores, o líder social democrata reafirmou que o Governo não pode contar com o PSD quando há divergências na "geringonça".

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37