sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Antigo líder trabalhista britânico recorda "visão e convicção"

© Phil Noble / Reuters

O antigo líder do Partido Trabalhista britânico Neil Kinnock recordou hoje Mário Soares como uma personalidade progressista e corajosa, "cuja visão e convicção foram cruciais para o avanço do país".

"Fiquei triste ao ter conhecimento da morte do Mário. Ele era um filho corajoso e progressista de Portugal, cuja visão e convicção foram cruciais para o avanço da nação", afirmou Kinnock, num depoimento à agência Lusa.

Kinnock, que foi líder do partido Trabalhista entre 1983 e 1992, lembra-se dos encontros com o antigo primeiro-ministro e antigo Presidente da República português, sobretudo nas reuniões da Internacional Socialista.

"Ele foi cordial e camarada comigo enquanto um jovem líder do Partido Trabalhista", recordou.

"Nós tivemos algumas discussões intensas e eu fui apanhado frequentemente no fogo cruzado entre o Mário e Willy Brandt, que tinham opiniões divergentes sobre o relacionamento com os países satélite da União Soviética", contou o atual membro da Câmara dos Lordes.

Todavia, acrescentou, todos respeitavam "a sua franqueza, a sua grande coragem na resistência à ditadura de Salazar e a sua inabalável dedicação à democracia. Todas essas qualidades - juntamente com seu sentido de humor, seu enorme repertório de histórias irreverentes e seu grande conhecimento - conquistaram uma grande afeição. Significava que a amizade superava até as discussões mais intensas".

"Eu tenho orgulho de tê-lo conhecido", vincou.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos desde as 13:10 de segunda-feira, depois de ter sido saudado por milhares de pessoas à passagem do cortejo fúnebre pelas principais ruas da capital com escolta a cavalo da GNR.

O funeral realiza-se hoje, pelas 15:30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25