sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Mário Soares 1924-2017

Curiosos e funcionários do Palácio de Belém acompanharam passagem do cortejo fúnebre

LUSA

Algumas dezenas de pessoas aplaudiram a breve passagem do cortejo fúnebre de Mário Soares frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde também alguns funcionários assistiram ao momento pelas varandas.

Cerca das 14:20, o cortejo fúnebre, que havia saído do Mosteiro dos Jerónimos cerca de cinco minutos antes, passou em frente ao edifício cor-de-rosa de Belém.

Ali estiveram militares da GNR e, nas varandas do Palácio, que foi morada de Mário Soares durante os anos de mandato como Presidente da República, estiveram alguns funcionários.

No exterior, alguns curiosos quiseram ver passar o cortejo, empunhando telemóveis para registar o momento.

A urna segue agora para o Cemitério dos Prazeres, onde se irá realizar o funeral às 15:30.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.