sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

"Devo a minha medalha olímpica em grande parte a Mário Soares"

"Devo a minha medalha olímpica em grande parte a Mário Soares"

A atleta Rosa Mota esteve esta manhã, no Mosteiro dos Jerónimos, para homenagear Mário Soares, o Presidente que também marcou o desporto. A campeã olímpica recorda a intervenção de Mário Soares junto da Federação antes dos Jogos Olímpico de Seul.

  • Segundo dia de luto nacional

    Mário Soares 1924-2017

    As cerimónias fúnebres de Mário Soares prosseguem hoje com uma sessão de homenagem no Mosteiro dos Jerónimos e o funeral no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Ao início da tarde, a urna sairá num cortejo com paragens na Assembleia da República ou na sede do PS.

  • 1961, quando Salazar entregou o Século XX a Soares 

    Opinião

    É fácil encontrar datas precisas ou redondas para assinalar a carreira de qualquer político. Na de Mário Soares isso não é exceção, bem pelo contrário, com demasiadas datas a poderem servir como âncora de grandes momentos: as eleições presidenciais, a adesão à CEE, o debate televisivo com Cunhal, a manifestação da Fonte Luminosa, a chegada a Lisboa depois do 25 de abril, a fundação do PS no exilio, a defesa de Humberto Delgado, o degredo, as doze prisões e as lutas contra a ditadura. Todas essas datas mostram a importância e a longevidade da carreira política de Soares, mas nenhuma aponta ao momento em que a história virou a seu favor de forma que se transformasse no político mais determinante do último quartel do Século XX e, para muitos (eu incluído), o mais importante da segunda metade do século.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.