sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

"Devo a minha medalha olímpica em grande parte a Mário Soares"

"Devo a minha medalha olímpica em grande parte a Mário Soares"

A atleta Rosa Mota esteve esta manhã, no Mosteiro dos Jerónimos, para homenagear Mário Soares, o Presidente que também marcou o desporto. A campeã olímpica recorda a intervenção de Mário Soares junto da Federação antes dos Jogos Olímpico de Seul.

  • Segundo dia de luto nacional

    Mário Soares 1924-2017

    As cerimónias fúnebres de Mário Soares prosseguem hoje com uma sessão de homenagem no Mosteiro dos Jerónimos e o funeral no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Ao início da tarde, a urna sairá num cortejo com paragens na Assembleia da República ou na sede do PS.

  • 1961, quando Salazar entregou o Século XX a Soares 

    Opinião

    É fácil encontrar datas precisas ou redondas para assinalar a carreira de qualquer político. Na de Mário Soares isso não é exceção, bem pelo contrário, com demasiadas datas a poderem servir como âncora de grandes momentos: as eleições presidenciais, a adesão à CEE, o debate televisivo com Cunhal, a manifestação da Fonte Luminosa, a chegada a Lisboa depois do 25 de abril, a fundação do PS no exilio, a defesa de Humberto Delgado, o degredo, as doze prisões e as lutas contra a ditadura. Todas essas datas mostram a importância e a longevidade da carreira política de Soares, mas nenhuma aponta ao momento em que a história virou a seu favor de forma que se transformasse no político mais determinante do último quartel do Século XX e, para muitos (eu incluído), o mais importante da segunda metade do século.

  • "O PSD não é o bombeiro de serviço desta geringonça"
    1:09

    TSU

    O líder da bancada social-democrata avisa os partidos da esquerda para que tenham o caso da TSU como exemplo e não voltem a usar o PSD como muleta em situações em que não estejam de acordo com o Governo, como pode vir a acontecer com as PPP no setor da saúde. Luís Montenegro foi entrevistado esta manhã na SIC Notícias.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.