sicnot

Perfil

Mário Soares 1924-2017

"Devo a minha medalha olímpica em grande parte a Mário Soares"

"Devo a minha medalha olímpica em grande parte a Mário Soares"

A atleta Rosa Mota esteve esta manhã, no Mosteiro dos Jerónimos, para homenagear Mário Soares, o Presidente que também marcou o desporto. A campeã olímpica recorda a intervenção de Mário Soares junto da Federação antes dos Jogos Olímpico de Seul.

  • Segundo dia de luto nacional

    Mário Soares 1924-2017

    As cerimónias fúnebres de Mário Soares prosseguem hoje com uma sessão de homenagem no Mosteiro dos Jerónimos e o funeral no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Ao início da tarde, a urna sairá num cortejo com paragens na Assembleia da República ou na sede do PS.

  • 1961, quando Salazar entregou o Século XX a Soares 

    Opinião

    É fácil encontrar datas precisas ou redondas para assinalar a carreira de qualquer político. Na de Mário Soares isso não é exceção, bem pelo contrário, com demasiadas datas a poderem servir como âncora de grandes momentos: as eleições presidenciais, a adesão à CEE, o debate televisivo com Cunhal, a manifestação da Fonte Luminosa, a chegada a Lisboa depois do 25 de abril, a fundação do PS no exilio, a defesa de Humberto Delgado, o degredo, as doze prisões e as lutas contra a ditadura. Todas essas datas mostram a importância e a longevidade da carreira política de Soares, mas nenhuma aponta ao momento em que a história virou a seu favor de forma que se transformasse no político mais determinante do último quartel do Século XX e, para muitos (eu incluído), o mais importante da segunda metade do século.

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19