sicnot

Perfil

Massacre em Orlando

Massacre em Orlando

Massacre em Orlando

Trump acusa muçulmanos de não colaborarem com autoridades

O potencial candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje os muçulmanos de não cooperarem com as autoridades para denunciar os suspeitos como Omar Mateen, que no domingo matou 49 pessoas em Orlando.

© Carlo Allegri / Reuters

Depois da virtual candidata democrata à Presidência, Hillary Clinton, ter relançado o debate sobre o acesso às armas de fogo nos Estados Unidos, o republicano criticou a comunidade muçulmana no país e no estrangeiro, como já havia feito depois dos atentados de Paris e em San Bernardino, no ano passado.

"Precisamos de centros de informação porque nas comunidades em que essas pessoas vivem, sabe-se que há algo estranho", disse Donald Trump numa entrevista por telefone na CNN.

"Mas não chamam a polícia, não informam o FBI (...). Os muçulmanos devem denunciar essas pessoas", complementou o republicano.

"Há milhares de pessoas que vivem nos Estados Unidos e têm o mesmo ódio em seu coração como ele (Omar Matten) e temos de saber quem são essas pessoas", acrescentou.

O milionário repetiu o seu apelo à proibição da entrada nos Estados Unidos de "pessoas que venham da Síria e de regiões do mundo com essa filosofia tão odiosa e horrível".

Disse ainda que se as pessoas estivessem armadas na casa noturna em Orlando, "não teríamos visto essa tragédia".

Num comunicado emitido no domingo pelo seu comité da campanha, Hillary Clinton enfatizou que o massacre de Orlando deve servir para recordar "uma vez mais que as armas de guerra não tem lugar" nas ruas e nem nas mãos de qualquer pessoa.

"Temos de tirar essas armas de guerra das ruas. Tivemos uma proibição sobre as armas de assalto e precisamos restabelecê-la", insistiu na entrevista a NBC.

Na madrugada de domingo, Omar Mateen, de 29 anos, cidadão norte-americano de origem afegã, disparou sobre os clientes da casa noturna Pulse, voltada para o público LGBT, em Orlando, na Florida. Foi abatido posteriormente pela polícia depois de confrontar os agentes da autoridade.

O mais grave tiroteio em massa no país provocou, além das 49 vítimas, mais de 50 feridos e está a ser investigado pelo FBI como um "ato terrorista". O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou hoje a autoria do tiroteio em Orlando, dizendo ter sido cometido por um "soldado do califado".

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.