sicnot

Perfil

Massacre em Orlando

Massacre em Orlando

Massacre em Orlando

Obama defende que debate sobre armas "tem de mudar" numa visita a Orlando

O presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu que o debate sobre o controlo de armas tem de mudar, no decorrer de uma visita às famílias das vítimas do atentado do passado domingo em Orlando.

© Carlos Barria / Reuters

Pouco depois de se reunir com as famílias das vítimas, Obama pediu aos membros do Congresso para se mostrarem "à altura" e votarem enquadramentos mais rigorosos para a venda de armas.

O presidente norte-americano afirmou que o debate sobre as armas de fogo nos Estados Unidos "tem de mudar".

Obama afirmou que os legisladores têm de "aprovar (legislação sobre) o controlo de armas", acrescentando que o tom do debate partidário necessita de mudar.

"Aqueles que defendem o acesso fácil às armas" devem reunir-se e conversar com as famílias das vítimas, sustentou.

Barack Obama prestou homenagem aos 49 mortos "inocentes", quatro dias depois do tiroteio numa discoteca homossexual de Orlando, evocando a dor "indescritível" das famílias.

"Estas famílias são parte da família americana (...) Os nossos corações também estão partidos", declarou Obama.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19