sicnot

Perfil

Quadros de Miró

Quadros de Miró

Quadros de Miró

Exposição da coleção Miró inaugurada hoje no Museu de Serralves no Porto

A exposição da coleção do artista Joan Miró na posse do Estado, é hoje inaugurada, às 18:30, no Museu de Serralves, no Porto, com a presença de individualidades da política e da cultura de Portugal e de Espanha.

De acordo com o Museu de Serralves, a inauguração da exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose", irá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e do presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

Com curadoria de Robert Lubar Messeri, a exposição abre ao público no sábado, e ficará patente até 28 de janeiro de 2017 no Museu de Serralves.

Passados quase três anos do anúncio da venda num leilão internacional, 80 das 85 obras da chamada coleção Joan Miró (1893-1983), proveniente do ex-Banco Português de Negócios, vão ser expostas publicamente pela primeira vez, numa semana em que o primeiro-ministro, António Costa, reiterou que a coleção fica em Portugal, na cidade do Porto.

A mostra abarca um período de seis décadas da carreira do artista catalão - de 1924 a 1981 - e debruça-se em particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão trabalhou, abordando também as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.

No conjunto da mostra - com desenho arquitetónico de Álvaro Siza Vieira - estão incluídas seis pinturas sobre ´masonite´ de 1936 e também seis ´sobreteixims´ (tapeçarias) de 1973.

Lusa

  • Seis décadas e 80 obras de Miró em Serralves
    3:32

    Cultura

    Pela primeira vez as obras de Joan Miró, agora propriedade do estado português, vão ser mostradas ao público. A inauguração da exposição é já esta sexta-feira na Casa de Serralves. A SIC foi assistir à montagem e falou com o comissário que defende que a coleção não deve ser vendida.

  • Coleção Miró vai permanecer no Porto

    Cultura

    O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o executivo socialista já se decidiu pela manutenção permanente na cidade do Porto da coleção de arte plástica do artista catalão Joan Miró, o maior conjunto de obras mundial daquele autor.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.