sicnot

Perfil

Quadros de Miró

Quadros de Miró

Quadros de Miró

Exposição da coleção Miró inaugurada hoje no Museu de Serralves no Porto

A exposição da coleção do artista Joan Miró na posse do Estado, é hoje inaugurada, às 18:30, no Museu de Serralves, no Porto, com a presença de individualidades da política e da cultura de Portugal e de Espanha.

De acordo com o Museu de Serralves, a inauguração da exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose", irá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e do presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

Com curadoria de Robert Lubar Messeri, a exposição abre ao público no sábado, e ficará patente até 28 de janeiro de 2017 no Museu de Serralves.

Passados quase três anos do anúncio da venda num leilão internacional, 80 das 85 obras da chamada coleção Joan Miró (1893-1983), proveniente do ex-Banco Português de Negócios, vão ser expostas publicamente pela primeira vez, numa semana em que o primeiro-ministro, António Costa, reiterou que a coleção fica em Portugal, na cidade do Porto.

A mostra abarca um período de seis décadas da carreira do artista catalão - de 1924 a 1981 - e debruça-se em particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão trabalhou, abordando também as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.

No conjunto da mostra - com desenho arquitetónico de Álvaro Siza Vieira - estão incluídas seis pinturas sobre ´masonite´ de 1936 e também seis ´sobreteixims´ (tapeçarias) de 1973.

Lusa

  • Seis décadas e 80 obras de Miró em Serralves
    3:32

    Cultura

    Pela primeira vez as obras de Joan Miró, agora propriedade do estado português, vão ser mostradas ao público. A inauguração da exposição é já esta sexta-feira na Casa de Serralves. A SIC foi assistir à montagem e falou com o comissário que defende que a coleção não deve ser vendida.

  • Coleção Miró vai permanecer no Porto

    Cultura

    O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o executivo socialista já se decidiu pela manutenção permanente na cidade do Porto da coleção de arte plástica do artista catalão Joan Miró, o maior conjunto de obras mundial daquele autor.

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.