sicnot

Perfil

Quadros de Miró

Quadros de Miró

Quadros de Miró

Exposição da coleção Miró inaugurada hoje no Museu de Serralves no Porto

A exposição da coleção do artista Joan Miró na posse do Estado, é hoje inaugurada, às 18:30, no Museu de Serralves, no Porto, com a presença de individualidades da política e da cultura de Portugal e de Espanha.

De acordo com o Museu de Serralves, a inauguração da exposição "Joan Miró: Materialidade e Metamorfose", irá contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e do presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy.

Com curadoria de Robert Lubar Messeri, a exposição abre ao público no sábado, e ficará patente até 28 de janeiro de 2017 no Museu de Serralves.

Passados quase três anos do anúncio da venda num leilão internacional, 80 das 85 obras da chamada coleção Joan Miró (1893-1983), proveniente do ex-Banco Português de Negócios, vão ser expostas publicamente pela primeira vez, numa semana em que o primeiro-ministro, António Costa, reiterou que a coleção fica em Portugal, na cidade do Porto.

A mostra abarca um período de seis décadas da carreira do artista catalão - de 1924 a 1981 - e debruça-se em particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão trabalhou, abordando também as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.

No conjunto da mostra - com desenho arquitetónico de Álvaro Siza Vieira - estão incluídas seis pinturas sobre ´masonite´ de 1936 e também seis ´sobreteixims´ (tapeçarias) de 1973.

Lusa

  • Seis décadas e 80 obras de Miró em Serralves
    3:32

    Cultura

    Pela primeira vez as obras de Joan Miró, agora propriedade do estado português, vão ser mostradas ao público. A inauguração da exposição é já esta sexta-feira na Casa de Serralves. A SIC foi assistir à montagem e falou com o comissário que defende que a coleção não deve ser vendida.

  • Coleção Miró vai permanecer no Porto

    Cultura

    O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que o executivo socialista já se decidiu pela manutenção permanente na cidade do Porto da coleção de arte plástica do artista catalão Joan Miró, o maior conjunto de obras mundial daquele autor.

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC