sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Argentina empata no Peru e é alcançada por Colômbia e Equador

© Reuters

A Argentina foi quinta-feira alcançada pela Colômbia e pelo Equador no terceiro lugar da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2018, ao ficar-se por uma igualdade a dois golos no Peru.

A formação albi-celeste esteve duas vezes a vencer, com tentos de Ramiro Funes Mori, aos 16 minutos, e Gonzalo Higuaín, aos 77, mas os anfitriões responderam, por Paolo Guerrero, aos 58, e Christian Cueva, de grande penalidade, aos 84.

Os vice-campeões mundiais em título passaram a contar 16 pontos, seguindo a três do líder Uruguai, a dois do Brasil e com os mesmos de colombianos e equatorianos, quatro seleções que venceram os seus jogos da nona ronda.

Sem Lionel Messi, que se encontra lesionado, a Argentina apenas venceu um de seis jogos de qualificação (somou mais quatro empates e uma derrota), sendo que, com o capitão em campo, ganhou os três disputados.

Com o desaire dos argentinos, o Brasil isolou-se no segundo lugar, já que goleou em casa a Bolívia por 5-0, com Neymar, uma vez mais, em destaque.

O avançado do FC Barcelona, de 24 anos, abriu a contagem, aos 11 minutos, naquele que foi o seu 49.º golo em 73 jogos pelo escrete, e ofereceu o terceiro, a Filipe Luis, aos 39, e o quarto, a Gabriel Jesus, aos 44.

Neymar, que viu um amarelo e falhará o embate de terça-feira na Venezuela, isolou-se como quarto melhor marcador da seleção brasileira, deixando para trás Zico e seguindo apenas atrás de Pelé (77 golos), Ronaldo (62) e Romário (55).

Em Natal, Philippe Coutinho marcou, a passe de Giuliano, o outro tento da primeira parte, aos 26 minutos, e, aos 75, apontou o canto que possibilitou ao suplente Roberto Firmino selar o quinto, de cabeça.

O Brasil, de Tite, passou a somar 18 pontos, mantendo-se a um do líder Uruguai, que bateu em casa a lanterna-vermelha Venezuela por 3-0.

Nicolás Lodeiro, aos 29 minutos, e Edinson Cavani, aos 46 e 79, para um total de sete na qualificação, selaram o sexto triunfo, em nove jogos, dos uruguaios, que mantiveram o pleno de vitórias em casa, com 14-0 em golos, em cinco jogos.

Nos anfitriões, o central leonino Coates jogou os 90 minutos, enquanto o também defesa Sema Valázquez, do Arouca, entrou aos 66 nos venezuelanos, um minuto depois de Oswaldo Vizcarrondo ter sido expulso, por acumulação de amarelos.

A três pontos do líder e agora em igualdade com a Argentina, seguem o Equador, vencedor na receção ao bicampeão sul-americano em título Chile por 3-0, depois de quatro jogos sem ganhar (um empate e três derrotas), e a Colômbia, que ganhou (1-0) fora ao Paraguai com um tento nos descontos.

A seleção equatoriana retomou o caminho dos triunfos, quatro nos quatro primeiros jogos, apoiado numa grande atuação do red devil Jose Antonio Valencia, que marcou o primeiro golo (19 minutos) e esteva na origem dos outros, obra de Cristian Ramírez (23) e do ex-leão Felipe Caicedo (46).

Em Assunção, o suplente Edwin Cardona, entrado aos 77 minutos, com o 10 do ausente James Rodríguez, foi o herói dos colombianos, aos marcar aos 90+1 minutos, depois de duas tabelas com Carlos Bacca.

O Paraguai manteve-se no sexto lugar, com 12 pontos, mais um do que o dececionante Chile, que é sétimo. Seguem-se o Peru, com oito, a Bolívia, com sete, e a Venezuela, com dois.

Na América do Sul, os quatro primeiros qualificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo de 2018, que se realiza na Rússia, e o quinto classificado disputa um play-off, a duas mãos, com vencedor da Oceânia.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC