sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Argentina empata no Peru e é alcançada por Colômbia e Equador

© Reuters

A Argentina foi quinta-feira alcançada pela Colômbia e pelo Equador no terceiro lugar da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2018, ao ficar-se por uma igualdade a dois golos no Peru.

A formação albi-celeste esteve duas vezes a vencer, com tentos de Ramiro Funes Mori, aos 16 minutos, e Gonzalo Higuaín, aos 77, mas os anfitriões responderam, por Paolo Guerrero, aos 58, e Christian Cueva, de grande penalidade, aos 84.

Os vice-campeões mundiais em título passaram a contar 16 pontos, seguindo a três do líder Uruguai, a dois do Brasil e com os mesmos de colombianos e equatorianos, quatro seleções que venceram os seus jogos da nona ronda.

Sem Lionel Messi, que se encontra lesionado, a Argentina apenas venceu um de seis jogos de qualificação (somou mais quatro empates e uma derrota), sendo que, com o capitão em campo, ganhou os três disputados.

Com o desaire dos argentinos, o Brasil isolou-se no segundo lugar, já que goleou em casa a Bolívia por 5-0, com Neymar, uma vez mais, em destaque.

O avançado do FC Barcelona, de 24 anos, abriu a contagem, aos 11 minutos, naquele que foi o seu 49.º golo em 73 jogos pelo escrete, e ofereceu o terceiro, a Filipe Luis, aos 39, e o quarto, a Gabriel Jesus, aos 44.

Neymar, que viu um amarelo e falhará o embate de terça-feira na Venezuela, isolou-se como quarto melhor marcador da seleção brasileira, deixando para trás Zico e seguindo apenas atrás de Pelé (77 golos), Ronaldo (62) e Romário (55).

Em Natal, Philippe Coutinho marcou, a passe de Giuliano, o outro tento da primeira parte, aos 26 minutos, e, aos 75, apontou o canto que possibilitou ao suplente Roberto Firmino selar o quinto, de cabeça.

O Brasil, de Tite, passou a somar 18 pontos, mantendo-se a um do líder Uruguai, que bateu em casa a lanterna-vermelha Venezuela por 3-0.

Nicolás Lodeiro, aos 29 minutos, e Edinson Cavani, aos 46 e 79, para um total de sete na qualificação, selaram o sexto triunfo, em nove jogos, dos uruguaios, que mantiveram o pleno de vitórias em casa, com 14-0 em golos, em cinco jogos.

Nos anfitriões, o central leonino Coates jogou os 90 minutos, enquanto o também defesa Sema Valázquez, do Arouca, entrou aos 66 nos venezuelanos, um minuto depois de Oswaldo Vizcarrondo ter sido expulso, por acumulação de amarelos.

A três pontos do líder e agora em igualdade com a Argentina, seguem o Equador, vencedor na receção ao bicampeão sul-americano em título Chile por 3-0, depois de quatro jogos sem ganhar (um empate e três derrotas), e a Colômbia, que ganhou (1-0) fora ao Paraguai com um tento nos descontos.

A seleção equatoriana retomou o caminho dos triunfos, quatro nos quatro primeiros jogos, apoiado numa grande atuação do red devil Jose Antonio Valencia, que marcou o primeiro golo (19 minutos) e esteva na origem dos outros, obra de Cristian Ramírez (23) e do ex-leão Felipe Caicedo (46).

Em Assunção, o suplente Edwin Cardona, entrado aos 77 minutos, com o 10 do ausente James Rodríguez, foi o herói dos colombianos, aos marcar aos 90+1 minutos, depois de duas tabelas com Carlos Bacca.

O Paraguai manteve-se no sexto lugar, com 12 pontos, mais um do que o dececionante Chile, que é sétimo. Seguem-se o Peru, com oito, a Bolívia, com sete, e a Venezuela, com dois.

Na América do Sul, os quatro primeiros qualificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo de 2018, que se realiza na Rússia, e o quinto classificado disputa um play-off, a duas mãos, com vencedor da Oceânia.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..