sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Itália e Espanha empatam, Albânia manda no grupo G

ALESSANDRO DI MARCO

Itália e Espanha empataram esta quinta-feira a um golo em Turim, em jogo do grupo G de qualificação para o Mundial 2018 de futebol, liderado pela Albânia, que foi vencer ao Liechtenstein.

A seleção transalpina, que tinha eliminado a Espanha recentemente, nos oitavos de final do Euro 2016, em França, não conseguiu, desta vez, suplantar a equipa orientada pelo ex-treinador portista Julen Lopetegui, que chegou ao intervalo com 73 por cento de posse de bola contra 27 por parte dos italianos.

No entanto, na segunda parte um frango de Buffon permitiu a Vitolo colocar os espanhóis na frente do marcador, mas a Itália reagiu e conseguiu evitar a derrota aos 82 minutos num penálti executado por De Rossi.

Este empate entre os dois colossos do futebol europeu permitiu à Albânia ascender à liderança do grupo G, após vitória por 2-0 no Liechtenstein, com seis pontos, contra os quatro que Espanha e Itália somam à segunda jornada.

GIAN EHRENZELLER

No outro jogo do grupo, Israel foi à Macedónia somar os primeiros três pontos, o que a coloca em quarto lugar e na luta pelos lugares cimeiros.

No grupo D, um que se prevê dos mais equilibrados da fase de qualificação, destaque para o empate a dois golos entre duas seleções que se cruzaram com Portugal no recente Euro 2016, a Áustria e o País de Gales.

A Sérvia, cuja seleção conta com sempre com grandes individualidades mas não consegue expressar esse potencial coletivamente, foi à Moldávia vencer de forma concludente por 3-0, enquanto a República da Irlanda viu-se e desejou-se para superar a Geórgia por 1-0.

As quatro seleções - Áustria, País de Gales, Sérvia e República da Irlanda - somam todas quatro pontos em dois jogos, contra zero da Macedónia e do Liechtenstein, as duas únicas que parecem arredadas da luta pela qualificação.

No grupo I, a favorita Croácia foi ao Kosovo impor uma goleada por 6-0, enquanto a Turquia não conseguiu fazer valer o fator casa e o empolgamento decorrente do apoio fervoroso dos seus adeptos, cedendo um empate a dois golos frente à Ucrânia.

ARMANDO BABANI

No entanto, o jogo mais emocionante do grupo foi o Islândia-Finlândia, devido à reviravolta no resultados nos últimos minutos protagonizada pelos islandeses, que estiveram a perder por 2-1 até aos 90+1, virando o resultado para 3-2 com dois golos, o último dos quais aos 90+6.

BIRGIR THOR HARDARSON

O grupo I é liderado pela Croácia com quatro pontos, seguida pela Islândia com os mesmos pontos, pela Turquia e Ucrânia, terceiro e quatro classificados, com dois, enquanto a Finlândia e o Kosovo ocupam os dois últimos lugares, somando um ponto.

Com Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.