sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

André Silva é o mais jovem a conseguir um hat-trick por Portugal

O avançado portista tornou-se o mais jovem jogador a conseguir um hat-trick ao serviço da seleção nacional, ao marcar três golos nas Ilhas Faroé, com 20 anos e 340 dias.

Lusa

O avançado portista André Silva tornou-se esta segunda-feira o mais jovem jogador a conseguir um 'hat-trick' ao serviço da seleção portuguesa de futebol, ao marcar três golos nas Ilhas Faroé, com 20 anos e 340 dias.

Em Torshavn, na terceira jornada do Grupo B europeu de apuramento para o Mundial2018, o jogador nascido a 06 de novembro de 1995, em Baguim do Monte, marcou aos 12, 22 e 37 minutos, superando o recorde do também portista Valdemar Mota, que o havia conseguido com 22 anos, em 1928.

Em termos globais, André Silva tornou-se o 13.º jogador luso a apontar três tentos num só jogo da principal seleção nacional e fez, à quarta internacionalização 'AA', o que Cristiano Ronaldo só conseguiu à 106.ª e com 28 anos.

O avançado portista, que hoje apontou os três primeiros tentos na goleada por 6-0 nas Ilhas Faroé, estreou-se a marcar na última sexta-feira, ao fechar a goleada de Portugal frente a Andorra (6-0), em Aveiro.

Agora com quatro golos em outros tantos jogos pela formação das 'quinas', André Silva tornou-se apenas o segundo jogador luso a marcar um 'hat-trick' na última década.

Nos últimos 10 anos, só Cristiano Ronaldo o havia conseguido, na Irlanda do Norte (4-2 a 06 de setembro de 2013), na Suécia (3-2 a 19 de novembro de 2013) e na Arménia (3-2 a 13 de junho de 2015).

Face a Andorra, em Aveiro, Ronaldo fez ainda melhor, com o seu primeiro 'póquer', repetindo os feitos de Eusébio (5-3 à Coreia do Norte, a 23 de julho de 1966), Nuno Gomes (7-1 a Andorra, a 19 de setembro de 2001) e Pauleta (8-0 ao Kuwait, a 19 de novembro de 2003).

Hoje, em Torshavn, Cristiano Ronaldo também marcou, aumentando a sua contabilidade para 66 golos, em 135 jogos, num dia em que João Moutinho chegou ao quinto golo, em 94 jogos, e João Cancelo ao terceiro, em apenas três embates.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.