sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Últimas nove vagas para o Mundial 2018, seis em play-off

Moises Castillo

As nove últimas vagas para o Mundial 2018 de futebol decidem-se nos próximos dias, com os play-offs europeu e intercontinental e as derradeiras jornadas no apuramento africano a fecharem o quadro de 32 apurados para o torneio da Rússia.

Na Europa, a eliminatória entre Itália e Suécia centra as atenções, com os tetracampeões mundiais a tentarem a 19.ª presença na fase final e 15.ª consecutiva, enquanto a Suécia procura regressar à competição 12 anos depois, disputando pela segunda vez consecutiva o 'play-off', depois de ter sido eliminado por Portugal há quatro anos.

No confronto direto entre duas equipas que nunca se tinham encontrado num apuramento para um Mundial, a Itália, que só falhou a fase final em 1930 e 1958, leva ligeira vantagem nos encontros oficiais, com cinco vitórias, dois empates e quatro derrotas.

Depois de ter sido segunda no Grupo B, atrás de Portugal, a Suíça, que apenas perdeu um encontro na qualificação, o último, na Luz (0-2), procura a quarta presença consecutiva em Mundiais, e 11.ª da sua história, mas terá de ultrapassar a Irlanda do Norte, que tenta regressa 32 anos depois.

Num confronto que não terá adeptos visitantes, por acordo das duas federações, a Croácia, em busca da quinta presença nas últimas seis edições, e a Grécia, que procura a quarta presença num Mundial e terceira seguida, defrontam-se numa eliminatória que se prevê equilibrada.

Na outra eliminatória europeia, a Dinamarca, que falhou o Mundial de 2014, encontra a República da Irlanda, ausente desde 2002.
Nos 'play-offs' intercontinentais, o Peru, representante da América do Sul e desde 1982 fora dos Mundiais, surge com favoritismo sobre a Nova Zelândia, representante da Oceânia, que procura repetir as presenças de 1982 e 2010.

Também da Oceânia, mas a competir na qualificação asiática, a Austrália procura a quarta presença consecutiva, frente às Honduras, quarta posicionada da zona de apuramento da América do Norte, Central e Caraíbas, que procuram a terceira.

Com Egito e Nigéria já apurados, em África disputam-se as três últimas vagas para o Mundial2018, com Marrocos e Costa do Marfim a defrontarem-se na última jornada do Grupo C, na qual os 'leões do Atlas' defendem um ponto de vantagem em Abidjan.

Com Cabo Verde ainda a ter ténues esperanças de conseguir um inédito apuramento, assim como todas as do Grupo D, o Senegal parte em vantagem para 'carimbar' a presença na Rússia, caso vença na África do Sul, num encontro de repetição, marcado para 10 de novembro, quatro dias antes da última ronda.

Com quatro jogos, o Senegal tem oito pontos, mais dois do que Burkina Faso e Cabo Verde, que se defrontam na sexta jornada, e quatro do que a África do Sul, também com dois encontros por disputar.

No Grupo A, a Tunísia está a apenas um ponto de regressar a um Mundial -- 12 anos depois de ter estado na Alemanha --, recebendo na última jornada a Líbia, última colocada da 'poule'. À espreita está a República Democrática do Congo, que tem de vencer a Guiné e esperar por uma derrota das 'águias de Cartago'.

O sorteio para a fase final do Mundial2018, no qual Portugal será cabeça de série, está marcado para 01 de dezembro, em São Petersburgo, na Rússia.

Programa do 'play-off' (horas de Lisboa):

Europa:
Primeira mão:
- Quinta-feira, 09 nov:
Irlanda do Norte -- Suíça, 19:45
Croácia -- Grécia, 19:45
- Sexta-feira, 10 nov:
Suécia -- Itália, 19:45
- Sábado, 11 nov:
Dinamarca -- Irlanda, 19:45
- Domingo, 12 nov:
Suíça -- Irlanda do Norte, 17:00
Grécia -- Croácia, 19:45
- Segunda-feira, 13 nov:
Itália -- Suécia, 19:45
- Terça-feira, 14 nov:
Irlanda -- Dinamarca, 19:45

Eliminatórias continentais:

Primeira mão:
- Sexta-feira, 10 nov:
Honduras -- Austrália, 16:00 (22:00 em Portugal continental)
- Sábado, 11 nov:
Nova Zelândia -- Peru, 16:15 (03:15)
- Quarta-feira, 15 nov:
Austrália -- Honduras, 20:00 (09:00)
Peru -- Nova Zelândia, 21:15 (02:15 de quinta-feira)

Com Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15