sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Suécia adianta-se à Itália com golo do suplente Johansson

PONTUS LUNDAHL

Um golo do suplente Jakob Johansson, aos 61 minutos, permitiu esta sexta-feira à Suécia ganhar vantagem (1-0) sobre a Itália no play-off europeu de apuramento para o Mundial de futebol de 2018.

Entrado aos 57 minutos, o médio do AEK Atenas marcou o único tento do encontro com um remate de fora da área, beneficiando de um desvio em De Rossi que traiu Buffon, depois de um lançamento lateral e de Toivonen ganhar a bola nas alturas.

Os suecos, que procuram a 12.ª presença na prova e primeira desde 2006, após falharem 2010 e 2014, vão, assim, em vantagem para Itália, mais precisamente para o Estádio Giuseppe Meazza, em San Siro, que será palco da segunda mão, na segunda-feira.

A Itália começou melhor e poderia ter marcado logo aos seis minutos, num cabeceamento de Belotti, que saiu a rasar o poste direito da baliza defendida por Robin Olson.

Com o treinador luso José Mourinho na bancada, tal como o já "retirado" Ibrahimovic, o encontro foi, porém, quase sempre muito equilibrado e os suecos tiveram também duas boas oportunidades para chegar à vantagem, em dois livres frontais desaproveitados.

Na segunda parte, Johansson acabou por ser feliz e, até final, a Suécia soube sofrer e segurar a preciosa vantagem, que quase perdeu aos 70 minutos, quando Darmian, solto à entrada da área, fez a bola embater com estrondo no poste direito.

A formação italiana está, assim, obrigada a vencer em Milão, sem ser por um golo de diferença com tentos sofridos, para evitar falhar pela terceira vez o Mundial, prova em que só não esteve nos longínquos anos de 1930 e 1958.

A Itália conta 14 presenças consecutivas e um total de 18, e quatro títulos mundiais, arrebatados em 1934, 1938, 1982 e 2006.

Lusa

  • Vitória de Guimarães na Áustria em busca do apuramento na Liga Europa
    1:47
  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.