sicnot

Perfil

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Rumo ao Mundial 2018

Autoridades russas frustram conspiração para boicotar Mundial 2018

Sergei Pivovarov

As autoridades russas revelaram esta terça-feira que as forças de segurança frustraram uma conspiração de adeptos da extrema direita para boicotar os eventos do Campeonato do Mundo de futebol, que decorre de 14 de junho a 15 de julho.

O procurador geral da Rússia, Yuri Chaikas, apresentou um relatório à câmara alta do parlamento no qual refere que os suspeitos - descritos apenas como "extremistas" -, os elementos do grupo radical de adeptos de futebol T.O.Y.S., tinham programado intervir maleficamente nos eventos da competição na cidade de Samara, no rio Volga.

O relatório, divulgado pela agência noticiosa russa Tass, não especifica as ações previstas.

O grupo nacionalista radical foi proibido em 2017 por um tribunal russo sob a acusação de fomentar sentimentos extremistas: conhecido pelas suas duras e rígidas visões nacionalistas e por conflitos com outros grupos de adeptos, os T.O.Y.S. são uma fação de adeptos do clube da segunda divisão russa Krylya Sovetov Samara.

Os media locais informaram que em 2017 um líder do T.O.Y.S., Evgeny Gavrilov, recebeu uma sentença de prisão, suspensa, e foi proibido de assistir a jogos de futebol, após ser acusado de propagandear ideologia de extrema direita.

Outros membros do grupo também têm sido acusados de atacar emigrantes.Samara é uma das 11 cidades-sede do torneio de 14 de junho a 15 de julho e receberá seis jogos, incluindo os quartos de final.

Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27