sicnot

Perfil

Nicolau Breyner 1940-2016

Nicolau Breyner 1940-2016

Nicolau Breyner 1940-2016

Assunção Cristas fala de "grande perda" para o CDS-PP

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje ter recebido com "profunda tristeza" a notícia da morte de Nicolau Breyner, uma "grande perda" para o partido, de quem era amigo e ao lado de quem travou combates políticos.

SIC

À saída de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, Assunção Cristas foi questionada pelos jornalistas sobre a morte de Nicolau Breyner, notícia que disse ter recebido "com uma profunda tristeza".

"Nicolau Breyner foi um ator maior. Todos nós nos habituámos a acompanha-lo, a vê-lo nas nossas casas. Eu sou da geração que via o Vila Faya todas as noites. Desse ponto de vista é uma grande perda", recordou.

Para a líder do CDS-PP, a morte do ator é também uma "perda grande" para os democratas-cristãos.

"Enquanto amigo do CDS, é uma perda grande. Lutou pela sua terra, no Alentejo, um amigo do Alentejo e em alguns casos também ao lado do CDS nesses combates", disse ainda.

Em 1995 Nicolau Breyner foi o candidato do CDS-PP à Câmara de Serpa, mas não conseguiu vencer as eleições.

O ator e realizador Nicolau Breyner, 75 anos, morreu hoje, em casa, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da assessoria do ator.

Nascido em Serpa, no distrito de Beja, a 30 de julho de 1940, com uma carreira de mais de 60 anos, o ator deixou uma marca na televisão portuguesa, sobretudo através de telenovelas muito populares como "Vila Faia" e "Cinzas", entre outras.

Ficou também conhecido do grande público em programas na televisão, como "Senhor feliz e senhor contente", com Herman José, e "Eu Show Nico".

Trabalhou igualmente no cinema, como ator e realizador, tendo colaborado com António-Pedro Vasconcelos ("A Bela e o Paparazzo", "Os Imortais", "Os gatos não têm vertigens"), João Botelho ("Corrupção") e Leonel Vieira ("A arte de Roubar"), entre outros.

Nicolau Breyner estava atualmente a participar nas gravações da telenovela da TVI "A Impostora".

Lusa

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21