sicnot

Perfil

Nicolau Breyner 1940-2016

Nicolau Breyner 1940-2016

Nicolau Breyner 1940-2016

Era um homem de qualidades extraordinárias, diz Vítor de Sousa

O ator Vítor de Sousa manifestou-se hoje "extremamente triste" com a morte de Nicolau Breyner, um ator "fabuloso" e um ser humano de qualidades "extraordinárias", disse à agência Lusa.

Vítor de Sousa, que reagia à morte de Nicolau Breyner, sublinhou que a sua "ligação ao Nico remonta ao início dos anos 1980", quando contracenaram em Vila Faia.

"É uma grande perda que sinto. Era um homem de qualidades extraordinárias, um homem e um amigo, tudo escrito a maiúsculas", disse.

"Comecei a amar o Nico enquanto espetador, [ao] ver as comédias que ele fazia, e depois ficámos amigos, quando fizemos o primeiro trabalho juntos, a telenovela 'Vila Faia'", frisou.

Vítor de Sousa recordou as "boas memórias" que tem dos tempos em que contracenou com Nicolau Breyner nas comédias "Eu show Nico", no "Nico d´Obra", assim como na peça "Pouco barulho", estreada no Teatro Vilarett em Lisboa, interpretada também por Manuela Maria.

O ator recordou ainda o lado "divertido, humorado e do homem de fé", que definiam Nicolau Breyner.

O ator e realizador Nicolau Breyner, 75 anos, morreu hoje, em casa, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da assessoria do ator.

Nascido em Serpa, no distrito de Beja, a 30 de julho de 1940, com uma carreira de mais de 60 anos, o ator deixou uma marca na televisão portuguesa, sobretudo através de telenovelas muito populares como "Vila Faia" e "Cinzas", entre outras.

Ficou também conhecido do grande público em programas na televisão como "Senhor feliz e senhor contente", com Herman José, e "Eu Show Nico".

Trabalhou igualmente no cinema, como ator e realizador, tendo colaborado com António-Pedro Vasconcelos ("A Bela e o Paparazzo", "Os Imortais", "Os gatos não têm vertigens"), João Botelho ("Corrupção") e Leonel Vieira ("A arte de Roubar"), entre outros.

Nicolau Breyner estava atualmente a participar nas gravações da telenovela da TVI "A Impostora".

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.