sicnot

Perfil

Nicolau Breyner 1940-2016

Nicolau Breyner 1940-2016

Nicolau Breyner 1940-2016

O Senhor contente

PERFIL

João Nicolau de Melo Breyner Lopes nasceu em Serpa, no Alentejo, a 30 de julho de 1940. Foi ator, produtor, realizador e apresentador de televisão, atividades que fizeram dele um verdadeiro precursor da indústria de fição televisiva em Portugal. Após o 25 de abril de 1974 teve o seu primeiro programa televisivo, Nicolau no País das Maravilhas, que tinha uma rábula chamada "Senhor feliz e senhor contente" que ainda hoje é reproduzida por muitos. Já na década de 80 foi co-autor da primeira novela portuguesa.

SIC

A infância foi passada em Serpa mas mais tarde acabaria por se mudar com a família para Lisboa, onde estudou canto e integrou o coro da Juventude Musical Portuguesa, enquanto estudava no Liceu Camões. Depois, entrou na Faculdade de Direito, mas acabou por optar pelo Conservatório Nacional, primeiro no curso de Canto e depois no de Teatro.

A estreia como ator dá-se quando ainda frequentava o Conservatório. Entra na peça Leonor Telle levada à cena pelo Teatro Nacional Popular, que ocupava então o Teatro da Trindade. Mas foi a interpretação de papéis cómicos que o tornaram conhecido do grande público, revelando-se um dos mais bem sucedidos atores da sua geração.

Em 2005 regressou ao teatro para interpretar o monólogo Esta Noite Choveu Prata, de Pedro Bloch, produzido por Sérgio de Azevedo.

Após o 25 de abril de 1974 teve o primeiro programa televisivo, Nicolau no País das Maravilha, que tinha uma rábula chamada Senhor feliz e senhor contente, onde Nicolau lançou Herman José.

Já na década de 1980 surge como ator e diretor de atores e co-autor do guião da primeira novela portuguesa, Vila Faia. Segue-se a fundação da NBP Produções, hoje Plural Entertainment, a sua própria produtora de televisão, onde será administrador, produtor e realizador, atividades que fazem dele um verdadeiro precursor da indústria de fição televisiva em Portugal.

Sem deixar de representar, concebeu as sitcoms Eu Show Nico e Euronico e participou como ator noutras tantas (Gente Fina é Outra Coisa; Nico D'Obra; Reformado e Mal Pago; Santos da Casa; Aqui não Há Quem Viva); além de diversas séries (O Espelho dos Acácios; Verão Quente; Conde D'Abranhos; A Ferreirinha; João Semana; Quando os Lobos Uivam, Pedro e Inês, Equador, Morangos com Açúcar, Barcelona, Cidade Neutral, Família Açoreana) e novelas (Fúria de Viver, Vingança, Flor do Mar, Meu Amor, Louco Amor, Jardins Proibidos, O Beijo do Escorpião).

Ao longo da carreira somou quase 50 participações no cinema.

Uma das participações mais recentes foi o filme Comboio Noturno Para Lisboa, adaptação do livro homónimo de Pascal Mercier, e que estreou em 2013. Pelas suas prestações no grande ecrã recebeu três Globos de Ouro para Melhor Ator, com Kiss Me (2004), O Milagre Segundo Salomé (2004) e Os Imortais (2003).

Atualmente participava na telenovela "A Impostora", da TVI.

Distinguido em 2005 com a Ordem de Mérito, Nicolau Breyner desejava ver no Alentejo a criação de uma estrutura profissional de captação de produções de cinema para a região, que nunca foi completamente concretizada.

Em 2010, quando celebrou 50 anos de carreira, protagonizou o espectáculo "The Opera Show".

Apesar do tempo passado em Lisboa, Nicolau Breyner nunca esqueceu o Alentejo e cumpriu funções políticas na região.

Nos anos 1990, candidatou-se à autarquia de Serpa, pelo CDS-PP, e assumiu funções como vereador.

Na década seguinte chegou a ser militante do PSD e, mais recentemente, integrou a candidatura de Nuno da Câmara Pereira pelo SIM - Movimento Independentes por Sintra à presidência da câmara.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28