sicnot

Perfil

Orçamento do Estado 2018

Alívio fiscal do IRS vai ser "positivo para as famílias"

Alívio fiscal do IRS vai ser "positivo para as famílias"

A receita deste ano é o alívio fiscal do IRS que vai dar mais dinheiro aos contribuintes no próximo ano. Mas o Governo volta a subir os impostos indirectos, como fez em 2017 em especial sobre o consumo. Ainda assim, o impacto é positivo para as famílias, como explica a jornalista Inês Cândido.

  • O que vai mudar no IRS em 2018
    1:03

    Orçamento do Estado 2018

    Há mexidas importantes nos ordenados por causa das alterações no IRS. O número de escalões sobre de cinco para sete para beneficiar mais pessoas. Quem ganha até 9 mil euros por ano não paga imposto, até 40.500 paga menos e daí para cima fica na mesma. Mas até os ordenados mais altos também acabam por pagar menos, porque vai acabar a sobretaxa de IRS. 

  • Regras do IRS no regime simplificado vão mudar
    2:38

    Orçamento do Estado 2018

    O Governo diz que os recibos verdes não são penalizados no Orçamento apresentado sexta-feira. No entanto, as regras do chamado regime simplificado passam a ser outras: os recibos deixam de ter um abatimento automático e passa a ser necessária a apresentação de faturas para dedução no IRS. Quanto à isenção de IVA, o limite vai continuar nos 10 mil euros.

  • Recibos verdes poderão pagar mais
    1:34

    Orçamento do Estado 2018

    O Regime Simplificado do IRS vai ser alterado e os chamados recibos verdes poderão vir a pagar mais impostos. Tudo porque em vez da dedução automática, o Fisco vai exigir faturas. Os trabalhadores independentes com rendimentos até 200 mil euros que não apresentem faturas pagam mais IRS.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15