sicnot

Perfil

OE 2015

OE 2015

Orçamento do Estado 2015

Governo ainda só usou "parte muito residual" da almofada de 970 M€

O Governo continua com a almofada financeira constituída para este ano, de cerca de 970 milhões de euros, praticamente intacta, uma vez que "apenas uma parte muito residual" foi usada até abril, segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). 

(Lusa/Arquivo)

(Lusa/Arquivo)

© Sukree Sukplang / Reuters

No Orçamento do Estado para 2015, o Governo alocou 533,5 milhões de euros para a dotação provisional e mais 435,6 milhões de euros para a reserva orçamental, que constituem o montante global que o executivo guarda no orçamento para acomodar a eventuais imprevistos que surjam ao longo do ano.

"Até abril, apenas uma parte muito residual destas dotações foi utilizada em despesa efetiva", lê-se na nota da UTAO sobre a síntese da execução orçamental relativa aos primeiros quatro meses do ano, a que a Lusa teve hoje acesso.

Isto quer dizer que, se o Governo mantiver esta almofada financeira até ao final do ano, este valor vai contribuir positivamente para as contas públicas, uma vez que vai abater ao défice orçamental apurado no final do ano.



Lusa
  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.