sicnot

Perfil

Operação Lex

Operação Lex

Operação Lex

Medidas de coação para Rangel e Galante conhecidas na quarta-feira

Rui Rangel e advogados, esta quinta-feira à chegada ao Supremo

LUSA

As medidas de coação dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, arguidos na Operação Lex, vão ser conhecidas na quarta-feira à tarde, disse hoje o advogado do magistrado, João Nabais.

O advogado de Rui Rangel adiantou aos jornalistas que o Ministério Público apresentou a sua proposta das medidas, que os advogados vão responder na segunda-feira.

Rui Rangel e Fátima Galante foram dispensados de estarem hoje presentes no Supremo Tribunal de Justiça, onde na quinta-feira decorreu o primeiro interrogatório judicial, tendo os dois juízes ficado em silêncio.

À entrada do tribunal, João Nabais, admitiu que a defesa pode não responder já esta sexta-feira à proposta do Ministério Público para as medidas de coação a aplicar.

O advogado de Fátima Galante, Paulo Sá e Cunha, já tinha avançado à entrada do tribunal que as medidas de coação podiam não ser conhecidas hoje, uma vez que, "tratando-se de arguidos não detidos, pode ser tomada no prazo de cinco dias."

"Se a promoção for apresentada hoje, há cinco dias para o senhor juiz conselheiro, juiz de instrução neste processo, proferir a sua decisão", disse.

Rangel e Galante indiciados por corrupção/recebimento indevido de vantagens

Os dois juízes desembargadores no Tribunal da Relação de Lisboa estão indiciados por corrupção/recebimento indevido de vantagens, branqueamento, tráfico de influência e fraude fiscal.

Tanto Rui Rangel como Fátima Galante foram suspensos preventivamente das suas funções pelo plenário do Conselho Superior da Magistratura, que também suspendeu a promoção ao Supremo Tribunal de Justiça de Fátima Galante

Os outros arguidos

Além de Rui Rangel e de Fátima Galante, a Operação Lex tem pelo menos outros dez arguidos, entre os quais o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol João Rodrigues.

Cinco dos arguidos que se encontravam detidos já foram ouvidos no Supremo Tribunal de Justiça, tendo saído todos em liberdade, e um deles pagou uma caução de 25.000 euros.

Na operação, desencadeada a 30 de janeiro, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, às casas de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

Lusa

  • Rui Rangel e Fátima Galante dispensados de comparecerem no tribunal
    0:57

    Operação Lex

    O segundo dia de interrogatório Rui Rangel e Fátima Galante decorre sem a presença dos dois arguidos. Os juízes foram dispensados de estarem presentes no Supremo Tribunal de Justiça, explicou o advogado de Rangel. João Nabais admitiu ainda que a defesa pode não responder já esta sexta-feira à proposta do Ministério Público para as medidas de coação a aplicar.

  • Fátima Galante está "apreensiva", diz advogado
    1:07

    Operação Lex

    O advogado de Fátima Galante acredita que a decisão sobre as medidas de coação possa ser conhecida apenas na quarta-feira da próxima semana. Paulo Sá e Cunha disse esta sexta-feira que a cliente está apreensiva com a situação, mas confirma que está muito empenhada na defesa.

  • A homenagem a Mário Soares no congresso do PS
    2:30
  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    Mundo

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Temer autoriza uso da força para desbloquear estradas no Brasil
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58