sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Comissão Europeia publicou esboço do Orçamento português

A Comissão Europeia publicou esta tarde na página da internet, na área dos assuntos económicos e financeiros, o esboço do Orçamento de Estado para 2016, que prevê um défice de 2,6%.

© Eric Vidal / Reuters

O documento foi disponibilizado na morada http://ec.europa.eu/economy_finance/economic_governance/sgp/budgetary_plans/index_en.htm, que inclui os projetos das contas públicas dos restantes países da zona Euro, com exceção de Chipre e da Grécia, por estarem sujeitos a programas de ajustamento macroeconómico.

Na mesma página será publicada a análise aos dados aprovados quinta-feira em Conselho de Ministros e hoje enviados à Assembleia da República e ao executivo comunitário, que terá de emitir uma opinião.

Questionada na conferência de imprensa diária, a porta-voz do executivo comunitário para os Assuntos Económicos, Annika Breidthardt, afirmou hoje que Bruxelas tomou nota da apresentação de quinta-feira.

A mesma fonte explicou que, depois de rececionado o documento, a Comissão irá começar a preparar a sua opinião, que será "publicada no devido tempo".

A porta-voz escusou-se a pormenorizar datas sobre o processo de discussão do documento.

O Governo aprovou na quinta-feira o esboço do OE2016 que inclui uma previsão de défice de 2,6% do PIB para este ano, menos 0,2 pontos percentuais do que o previsto no programa do executivo.

"Em 2016, o défice é de 2,6% [do Produto Interno Bruto, PIB], menos 0,4 pontos percentuais do que em 2015 [que deverá ser 3%, excluindo a medida de resolução do Banif]", valor que tem subjacente, "uma redução mais acentuada do lado da despesa", sendo que o peso da receita no PIB deve cair 0,9 pontos percentuais e o da despesa diminuir 1,3 pontos percentuais", lê-se num comunicado entregue aos jornalistas depois da reunião do Conselho de Ministros.

"Paralelamente, o défice estrutural situar-se-á nos 1,1%, resultando numa redução igualmente significativa de 0,2 pontos percentuais", acrescenta.

O executivo de António Costa estimava um défice de 2,8% em 2016 no programa de Governo, sendo que está agora mais otimista no esboço do Orçamento do Estado para 2016.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira