sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Pedido de esclarecimento de Bruxelas "é normal" e dúvidas serão esclarecidas

O Ministério das Finanças afirmou hoje que o pedido de esclarecimentos da Comissão Europeia sobre o esboço de plano orçamental para 2016 "é normal" e dá início à análise do documento, assegurando que vai responder às questões colocadas.

MÁRIO CRUZ/LUSA

O Ministério das Finanças confirmou hoje à Lusa que recebeu uma carta da Comissão Europeia onde são apresentadas dúvidas sobre o esboço do plano orçamental português para 2016, acrescentando que irá responder a todas as questões levantadas.

"É um procedimento normal e inicia o processo de análise ao 'draft' [esboço] enviado. Trata-se de uma consulta técnica para esclarecimento de alguns detalhes de implementação de medidas", disse o Ministério.

Uma porta-voz da Comissão Europeia tinha dito hoje à Lusa que o executivo comunitário está a avaliar o esboço de projeto do Orçamento do Estado português para 2016 entregue na passada sexta-feira, afirmando ser ainda "demasiado cedo" para tomar uma posição.

"Estamos agora a levar a cabo a nossa avaliação do esboço de plano orçamental. É demasiado cedo para nos pronunciarmos sobre a substância do plano nesta fase", indicou à Lusa a porta-voz da Comissão, acrescentando que o executivo comunitário está em contacto com as autoridades portuguesas", no quadro do trabalho que está a conduzir para emitir o seu parecer relativamente ao projeto de orçamento.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.