sicnot

Perfil

OE 2016

OE 2016

Orçamento do Estado 2016

Ministro das Finanças reúne-se hoje com deputados do PS

O ministro das Finanças, Mário Centeno, reúne-se hoje, ao final da tarde, com os deputados socialistas da Comissão de Orçamento e Finanças, num momento em que decorrem conversações com Bruxelas sobre o projeto de Orçamento para 2016.

TIAGO PETINGA/LUSA

Esta reunião com Mário Centeno, que decorrerá nas instalações no secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, foi confirmada à agência Lusa por deputados do PS.

Hoje, em Haia, na Holanda, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou acreditar que não há "nenhum problema sério" entre o Governo e Bruxelas relativamente ao projeto de Orçamento do Estado para 2016, sublinhando que, neste momento, as discussões são ao nível técnico.

António Costa, que falava aos jornalistas em Haia após um encontro com o seu homólogo holandês, Mark Rutte, desvalorizou as notícias sobre alegadas diferenças entre o Governo e a Comissão Europeia, apontando que hoje mesmo falou ao telefone com o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, que lhe confirmou que a análise ao "esboço" orçamental enviado na passada sexta-feira para Bruxelas ainda se processa ao nível meramente técnico.

"Ainda hoje me telefonou o comissário Moscovici, assegurando-me que nada se passa ao nível politico, tudo se passa ao nível técnico, e falei há pouco com o ministro das Finanças [Mário Centeno], que me confirmou que a equipa da Comissão [Europeia] está em Lisboa a trabalhar com os serviços do ministério das Finanças, e vamos aguardar esse trabalho" adiantou.

Também hoje, no final da reunião do Grupo Parlamentar do PS, o presidente dos socialistas, Carlos César, admitiu que, na sequência de negociações entre o Governo e a Comissão Europeia sobre o Orçamento para 2016, haja alterações ao documento, mas declarou que "certamente" haverá uma aproximação de Bruxelas ao conteúdo do mesmo.

"Creio que se chegará certamente a um entendimento, a uma aproximação de posições, e pode haver alguma correção a introduzir da nossa parte, como pode haver e certamente haverá uma aproximação da Comissão Europeia às explicações que o Governo português a todo o tempo está a prestar", advogou Carlos César.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.